Quebrando o silêncio

Igreja potencializa ações educativas no Norte de Minas

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 11/09/2025 às 19:00.
Mais de 220 mil revistas e folhetos já foram distribuídos nas ações do projeto na região Norte e Noroeste do Estado (arquivo pessoal)
Mais de 220 mil revistas e folhetos já foram distribuídos nas ações do projeto na região Norte e Noroeste do Estado (arquivo pessoal)

O Projeto “Quebrando o Silêncio”, promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, está ganhando destaque no Norte e Noroeste de Minas, graças à atuação da Missão Mineira do Norte, que coordena as ações de conscientização sobre temas diversos e reúne cerca de 18 mil fiéis. As campanhas são realizadas anualmente e a cada ano um tema é escolhido para ser trabalhado. Em 2022, o tema foi a violência psicológica, em 2023, a abordagem foi em torno da violência obstétrica, em 2024, a Igreja atuou em parceria com órgãos de segurança para orientar crianças e adolescentes sobre como agir em situações de risco. Esse ano, o tema adotado se refere aos perigos do mundo digital. Para levar consciência e mobilizar a comunidade, a equipe elabora materiais específicos para adultos, adolescentes e crianças e promove ações nas ruas, escolas e instituições.

A Líder do Ministério da Mulher (MMN), Adjane Firme, destaca que a mobilização coordenada pelas igrejas alcançou escolas, famílias e comunidades inteiras, demonstrando que a Igreja Adventista do Sétimo Dia está comprometida não somente com a espiritualidade, mas também com a promoção da vida, da saúde emocional e da cidadania. Para ela, o tema escolhido em 2025 é atual e necessário, visto que crianças e adolescentes estão cada vez mais expostos ao ambiente virtual. Conforme a líder, a reflexão e a orientação propostas pelo projeto contribuíram para o fortalecimento dos lares e da comunidade escolar. Mais de 220 mil revistas e folhetos já foram distribuídos nas ações do projeto na região Norte e Noroeste do Estado. Adjane entende que, de modo geral, o ‘Quebrando o Silêncio’ de 2025 está cumprindo plenamente seu papel de conscientização e prevenção.

“O movimento não apenas alertou sobre os riscos da violência digital, mas também promoveu vínculos comunitários e renovou a esperança em um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes”, disse a líder religiosa, que planeja intensificar as ações nos próximos anos. “Para 2026, o desafio será ampliar ainda mais o alcance. Fortalecer parcerias com escolas, órgãos públicos e veículos de comunicação, garantindo que a mensagem chegue a um número ainda maior de famílias e que os frutos dessas ações sejam cada vez mais consistentes e duradouros”, concluiu.

A iniciativa é desenvolvida em oito países da América do Sul. Além do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por