Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – Os guardas mirins permanecerão até julho na orientação sobre as mudanças no trânsito, principalmente na área central de Janaúba. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a nova e moderna sinalização implementada nas duas principais avenidas, assim como a alteração da mão de direção de vias adjacentes. A partir de julho a Polícia Militar atuará com mais rigor quanto ao descumprimento da legislação de trânsito, face à humanização das vias de tráfego de veículos.
Com blocos de notificações educativas, os guardas mirins também alertam os motociclistas, pedestres e ciclistas quanto a adequação da nova sinalização, sobretudo na avenida do Comércio, onde concentra as áreas comercial e financeira de Janaúba. Nessa avenida houve a troca de pavimentação com a inclusão de ciclovia e área de estacionamento rotativo de veículos, motos e bicicletas. A cobrança pelo uso do estacionamento será a partir de julho.
O diretor do Departamento de Trânsito de Janaúba, Waldimir Teles, explica que na avenida do Comércio será proibido o trânsito de veículo acima de 4 toneladas no horário comercial. Ele ressalta que o custo da pavimentação asfáltica da avenida do Comércio foi por conta da Copasa – que realizou simultaneamente a troca da rede de distribuição de água e implantação da rede de esgoto – enquanto que a sinalização é a cargo da prefeitura com recursos provenientes da arrecadação de multa de trânsito.