MINAS DO NORTE

Governo de Minas lança projeto ‘Vale do Lítio’ nos EUA

Cidades norte-mineiras de Rubelita e Salinas integram ação de desenvolvimento econômico

Da Agência Minas
Publicado em 10/05/2023 às 20:00.
Objetivo é atrair empresas globais da cadeia produtiva para as regiões (André Cruz/divulgação)

Objetivo é atrair empresas globais da cadeia produtiva para as regiões (André Cruz/divulgação)

O governador Romeu Zema lançou, na última terça-feira (9), em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a iniciativa Vale do Lítio (Lithium Valley Brazil). O projeto econômico-social tem como objetivo desenvolver cidades do Nordeste e Norte de Minas Gerais em torno da cadeia produtiva do lítio, gerando mais empregos e renda para a população das duas regiões. O lançamento foi feito na Nasdaq, maior bolsa de valores do mundo em negócios de tecnologia e inovação.

O Vale do Lítio é formado por 14 cidades: Araçuaí, Capelinha, Coronel Murta, Itaobim, Itinga, Malacacheta, Medina, Minas Novas, Pedra Azul, Virgem da Lapa, Teófilo Otoni e Turmalina, no Nordeste de Minas, e Rubelita e Salinas, no Norte mineiro.

Esses municípios abrigam a maior reserva nacional de lítio. O mineral é utilizado em diversas aplicações, sendo a mais comum a fabricação de baterias de longa duração, que equipam veículos elétricos e aparelhos eletroeletrônicos. Por isso, será um item bastante demandado nos próximos anos pela indústria, de forma geral.

De acordo com o governador, o lançamento do projeto na Nasdaq significa que Minas Gerais está mostrando para o mundo o grande potencial que tem na produção do metal estratégico, que terá, segundo Zema, papel fundamental na transição energética.

“Queremos que o Vale do Jequitinhonha se transforme no vale da tecnologia para a produção de baterias e demais produtos de valor agregado”, explicou.

O governador lembrou, ainda, que o lítio faz parte da geração de energia limpa, uma vez que o mineral proporciona boa parte do armazenamento da energia nas baterias.
 
IMPORTÂNCIA MINEIRA
Atualmente, a Companhia Brasileira de Lítio (CBL) está em operação no Vale do Jequitinhonha. Enquanto isso, a Sigma obteve licença operacional em março e escoará a primeira leva da produção em maio.

Outras empresas, como Latin Resources, Atlas Lithium e Lithium Ionic estão atuando no programa de sondagem. Em Nazareno, cidade na mesorregião do Campo das Vertentes, a empresa AMG também já produz o concentrado de lítio e irá investir em uma planta química para transformar concentrado em carbonato.

Minas Gerais é um dos mais importantes estados brasileiros. É o segundo maior em população, com 21 milhões de habitantes, distribuídos em uma área maior que a França ou a Espanha. Também é a terceira maior economia do Brasil, com um PIB de cerca de R$ 927 bilhões (US$ 200 bilhões), em 2022.

O estado também é o principal produtor mundial de nióbio, com a maior mina do mundo, na cidade de Araxá (Alto Paranaíba), que concentra 57% das reservas mundiais do mineral.

Cerca de 99% da energia elétrica consumida em Minas Gerais é proveniente de fontes renováveis, e o estado lidera a geração por meio de usinas solares fotovoltaicas.

Destaque, ainda, por sua localização estratégica e por deter as maiores redes ferroviária e rodoviária do Brasil, o que facilita o acesso aos portos do Oceano Atlântico e, consequentemente, aos Estados Unidos, à China e à Europa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por