Benjamim Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O que é para ser alegria acabou em tragédia para o folião Sebastião Barbosa de Oliveira, 42 anos, lavrador. Ele morreu afogado no terceiro dia de carnaval. Sebastião não conseguiu atravessar o Rio Gorutuba, nas imediações do povoado de Lagoa Grande, distante cerca de 15 km de Janaúba. O lavrador completaria 43 anos no próximo domingo.
No final da tarde de segunda-feira, 27, Sebastião Barbosa se encontrava nas proximidades da fazenda Filadélfia, na região de Vila Nova dos Poções. Ele decidiu atravessar o rio – mesmo sem ter habilidade no nado. Conseguiu passar de uma margem para outra, esta no município de Nova Porteirinha, para onde foi até um bar e permaneceu por algum tempo.
Depois de ter ingerido bebida alcoólica, Sebastião retornou para sua casa. Para atravessar o rio, em local com profundidade acima de dois metros, o lavrador utilizou garrafas plásticas, numa espécie de bóia. No entanto, a idéia do folião foi em vão. Sebastião Barbosa se afogou. O corpo dele foi encontrado boiando na água e retirado na noite de segunda-feira pela equipe do cabo Hilson Queiroz, da polícia militar.