Tiago Severino
Correspondente
PIRAPORA - O carnaval de Pirapora deste ano teve uma média de público de 28 mil pessoas em cada noite. Em meio a essa multidão, figuras que já fazem parte da história da festa na cidade animaram a população durante os desfiles de escolas de samba, blocos carnavalescos e caricatos. Cada uma das agremiações possui como membro um desses personagens folclóricos, conhecidos pela irreverência ou pela maneira que vão para a avenida. Os principais destaques são Mário Mulher e Tia Leila; e entre os artistas, o compositor Marku Ribas.
Mário Mulher anima desfiles de rua desde a adolescência (Fotos: Tiago Severino)
Apesar da idade, 65 anos, Mário Luiz de Carvalho desfilou neste ano em duas entidades, primeiro no Bloco Ferro Velho e em seguida no Pira-Pirô. Mário Mulher, como é conhecido, samba junto ao público, faz performance para os fotógrafos e cinegrafistas que acompanham o evento e, com uma fantasia coberta de lantejoula e plumas rosas e amarelas, esbanja alegria.
Mário desfila no carnaval de Pirapora desde que tinha 18 anos. Ele diz que é importante aumentar a organização dos blocos, para que eles se fortaleçam e possam realizar a cada ano um carnaval melhor.
MARKU E TIA LEILA
Outro integrante do bloco Pira-Pirô é o cantor e compositor Marku Ribas. Autor do samba-enredo deste ano, Erros do passado, que trata da necessidade de revitalização do Rio São Francisco e dos cuidados com o meio-ambiente. Marku está no bloco desde o início, há 23 anos, e desta vez fez parte da bateria da escola.
Tia Leila é outra figura folclórica do bloco Ferro velho
Tia Leila é personagem criada e protagonizada por Ariolino Leite, que desfila há aproximadamente 20 anos, cinco deles como porta-bandeira do bloco Ferro velho. Neste carnaval, Tia Leila trajava um vestido vermelho, acompanhado de colares de pérola; e em uma mão segurava um leque, na outra, o estandarte da agremiação que defende.
Para Ariolino, o carnaval de Pirapora está novamente retornando aos bons tempos. Ele ressalta que os blocos deveriam começar mais cedo e, assim, poderem se apresentar de maneira mais compassada.