Saúde pública

Evento discute castração, maus-tratos e políticas sustentáveis para animais

Márcia Vieira
marciavieirayellow@yahoo.com.br
Publicado em 22/07/2025 às 19:00.
Municípios terão apoio para ampliar castração de cães e gatos no Norte de Minas (Karine Mendes/Codanorte)
Municípios terão apoio para ampliar castração de cães e gatos no Norte de Minas (Karine Mendes/Codanorte)

Prefeitos, secretários municipais e representantes da sociedade civil têm até sexta-feira (25) para se inscrever gratuitamente no 1° Seminário Regional de Manejo Ético, Castração e Políticas Públicas Sustentáveis. O evento, que acontece no dia 30 de julho no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), contará com palestras sobre fundamentos técnicos da castração, saúde animal, educação humanitária, combate aos maus-tratos, guarda responsável e o papel do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) na articulação com os municípios.

A coordenadora do evento, Karine Mendes, afirma que a castração e a microchipagem de cães e gatos não se destinam somente à redução da população de rua animal. “Essa ação é geralmente tratada como controle populacional, mas é uma medida importante para controle de doenças, como o câncer nos animais, e redução de doenças infecciosas que acabam afetando também a saúde humana”, afirma.

Além de abrir o leque de informações, o consórcio pretende aumentar a participação dos municípios na execução do projeto que já é desenvolvido pela instituição. A partir daí, a equipe irá traçar o cronograma de atendimento, com previsão de início em setembro de 2025. “Nós já tivemos a participação de 11 municípios e fizemos mais de 2200 castrações. A logística varia de acordo com a necessidade de cada cidade. Geralmente, quanto maior for o município, maior também a quantidade de animais”, explica a coordenadora, pontuando que com as palestras, os gestores e demais participantes poderão entender melhor a importância de um orçamento fixo para a situação. Até o momento, as ações foram financiadas por meio de emendas parlamentares. Em alguns municípios, a contratação foi selada pelas próprias prefeituras e houve também a participação do Ministério Público.

A equipe que executa a castração e microchipagem inclui um veterinário e mais quatro auxiliares, que ficam nos municípios em torno de uma semana, para atender à demanda. Em 2024, foram realizadas castrações nos municípios de Brasília de Minas, Botumirim, Claros dos Poções, Francisco Dumont, Francisco Sá, Grão Mogol, Itacambira, Montalvânia, Montes Claros, São João do Pacuí e Ubaí. Só em Claros dos Poções foram 143 cães e 27 gatos de rua castrados, conforme dados disponibilizados pelo Codanorte.

Para Adão Augusto Soares Lima, secretário de Meio Ambiente de Claro dos Poções, iniciativas como essa “trazem tranquilidade à população, especialmente na questão da saúde. Vez ou outra, aparecia alguma pessoa mordida por cachorro. Deu uma amenizada na situação, mas temos ainda alguns animais que não passaram pelo processo. Vamos participar do Seminário e conhecer as propostas para esse ano”, concluiu.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por