Engenheiro Navarro cria Conselho Tutelar

Jornal O Norte
Publicado em 08/03/2006 às 11:35.Atualizado em 15/11/2021 às 08:30.

Paulo Brandão


Correspondente



ENGENHEIRO NAVARRO - Foi empossada , no dia 22 de fevereiro, no Clube Social, a primeira diretoria do Conselho Tutelar desta cidade. Foram convidados para formar a mesa de honra os delegados de polícia civil Adalberto Fernandes Ferreira e Dolores de Oliveira Santos; o advogado Geraldo Magela Camelo; o prefeito de Engenheiro Navarro, Gilson Hienzio Murta; o vice-prefeito, João Dias; o presidente do Conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, Paulo Afonso dos Santos; o comandante do destacamento da PM, sargento Roger Francis Veloso; o presidente da câmara municipal, José Geraldo Fernandes dos Santos e o secretário de Promoção e Ação Social, Vagner de Souza Caldeira.   



O prefeito Gilson Murta fez a abertura da reunião de posse, cumprimentando os presentes, louvou a Deus pela oportunidade de sua administração estar empenhada com essa causa social. Agradeceu aos conselheiros e a Paulo Afonso dos Santos, presidente do Conselho municipal, pelo seu empenho no dia da eleição. O prefeito ainda afirmou que acompanhará de perto os trabalhos, para que os membros do conselho executem as funções seguindo um dos princípios do Estatuto da criança e do adolescente: garantir o direito de cidadania e vida a todos.



- Vamos manter este conselho funcionando da melhor forma. Acredito nos eleitos, sei das dificuldades que vamos enfrentar, mesmo a prefeitura, que vai arcar com as despesas e a estrutura física. Faremos um esforço para que o nosso conselho seja reconhecido não só como de Engenheiro Navarro, mas de uma amplitude regional. Vamos orientar e cobrar diretamente das famílias das crianças e adolescentes - conclui Gilson Murta.



A ESCOLHA



Durante a solenidade de posse, o advogado Geraldo Magela Camelo explicou como foi o processo de escolha dos conselheiros tutelares. Seis candidatos se inscreveram para concorrer à presidência do conselho e receberam os votos do eleitorado navarrense. Geraldo Camelo leu cinco artigos que regem a proteção integral da criança e do adolescente na qual são baseadas as diretrizes do Conselho Tutelar.



Em 2000, foi editada a lei 711, que dispõe sobre a política municipal de atendimento à criança e ao adolescente. Nessa lei, uma das ferramentas está na criação do Conselho Tutelar. Foi criado no ano de 2005, através do empenho do secretário de Ação Social, Wagner de Souza Caldeira, e da então secretária da época, Josy Madalena Lopes.



OS CONSELHEIROS



Através do decreto 592 foram nomeados os representantes do poder público: Gelsimara Virgínia Lopes de Almeida, Cristiano Leonardo Oliveira Dias, Agripina de Almeida Souza. Sociedade civil: presidente: Paulo Afonso dos Santos, Telma Aparecida Costa Guimarães, Edson Soares de Azevedo. Suplentes: Rosimar Vieira Silva Oliveira, Rosimeire Dias de Oliveira, Rosângela Silva Murta, Jainy Aparecida Santos, Pedro Augusto de Almeida a Evaldo do Nascimento Santos.



Os mais votados foram: Sara de Souza Rodrigues, que obteve 337 votos; Adriana dos Reis Alves Leite, 153; Romair Pereira da Silva, 87; Severiano Evangelista da Silva, 61; Rosiano Francisco Pereira Duarte, 57; e Marlene Aparecida Oliveira, 6. Os três primeiros mais votados ocuparão a diretoria, os outros são suplentes. Sara de Souza Rodrigues fez o juramento de conselheira, que diz buscar todos os esforços para respeitar o Estatuto da criança e do adolescente.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por