As jazidas do Norte de Minas podem ser comparadas às da antiga União Soviética, em qualidade e quantidade. Este dado é importante para a região e para todo o Brasil, principalmente com a crise do gás natural da Bolívia e a crescente necessidade de gás para indústria e veículos. Essas informações foram obtidas no Rio de Janeiro pela deputada estadual Ana Maria - PSDB, que, no dia 31 de janeiro, visitou os escritórios da ANP - Agência Nacional do Petróleo e a Petrobras. Ela estava acompanhada de autoridades de Buritizeiro, onde já foram realizadas diversas prospecções sobre a potencialidade de reservas de gás natural.
A comitiva foi recebida no escritório executivo da Petrobras, onde foi solicitar maiores informações sobre o gás natural da Bacia do São Francisco.
O presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli, informou que os seis lotes adquiridos pela Petrobras abrangem os municípios de Buritizeiro, Santa Fé de Minas e Brasilândia de Minas. E que a Petrobras irá iniciar ainda neste ano os estudos de viabilidade técnica e econômica.
- O lote em que Pirapora está incluída, infelizmente, não está com a Petrobras, mas com a Geobras, que não definiu ainda sua ação – diz a deputada.
Estudos recentes desenvolvidos pela Petrobras mostram que o maciço existente em Buritizeiro e Santa Fé de Minas apresenta alto potencial de exploração.
Na ANP, a comitiva foi recepcionada pela Superintendência que, segundo Ana Maria, colocou-se à disposição dos órgãos no sentido de firmar parcerias, sempre buscando viabilizar o mais rápido possível a extração do gás natural na Bacia do São Francisco.