Cooperativa dos produtores rurais de Boc é modelo no Norte de Minas

Jornal O Norte
Publicado em 24/03/2006 às 11:16.Atualizado em 15/11/2021 às 08:31.

Paulo Brandão


Correspondente



A conclusão das obras para aumento de área física e de produção da empresa Laticínio Dona Bella já é realidade para os associados da Cooperboc - Cooperativa dos produtores rurais de Bocaiúva. Um investimento de cerca de R$ 600 mil propiciou a ampliação das instalações em mais 200 metros quadrados de área construída, onde funcionarão três novas câmaras frias, elevando a capacidade de armazenamento de 56 para mais de 200 metros cúbicos.



Além da ampliação física, foram adquiridos diferentes equipamentos, que



permitirão maior diversificação na produção de lácteos, como queijos, iogurtes, manteigas, doces e requeijão. Só no que diz respeito ao processamento de leite, a Laticínio Dona Bella passará a ter capacidade para mais de 25 mil litros por dia, em relação aos 12 mil litros de leite processados antes das reformas, considerando-se que, agora, a qualidade é superior, devido ao maquinário adquirido, tanto para a área de produção quanto para o funcionamento do laboratório microbiológico.



Dentro da linha de produção e distribuição, a Laticínio da Dona Bella conta com novos pasteurizadores, tanque Queijomatic, tanque Drenoprensa, máquina de filar mussarela, iogurteira com capacidade para 3 mil litros, sistema de pasteurização e padronização do leite, além de dois caminhões Volkswagen 0 km - modelo 15.190, com tanque isotérmico coletor de 10.800 litros de capacidade e modelo 17.310, com baú para distribuição dos produtos.



Os equipamentos e a ampliação foram conseguidos mediante recursos da cooperativa. Sem dívidas, a ampliação na produção e nos lucros dos cooperados pode ser imediata.



Assim, a produção da linha de queijos será totalmente automatizada: após o recebimento,  o leite passará pelo pasteurizador, padronizador, Queijomatic, Drenoprensa, fatiadeira, tanque de filar e moldadeira, tudo sem interferência externa, o que garante uma produção em maior escala e diminui o risco de contaminação.



As novas câmaras frias garantem uma armazenagem adequada, propiciando o crescimento da produção. Além disso, o incremento do laboratório microbiológico com equipamentos como crioscópio, estufas, autoclave, contador de culturas e Phmetro digital garantem a qualidade dos produtos acompanhados desde o produtor até o consumo.



A cooperativa terá capacidade para processar todo o leite recebido, agregando valor ao mesmo e repassando o benefício para todos os fornecedores cooperados.



VARIEDADE DE PRODUTOS



Além do crescimento considerável na produção de queijos tipo nó, trança, mussarela, provolone comum e provolone recheado, a Laticínio Dona Bella agora tem condições para diversificar ainda mais a linha de produtos à base de leite. O projeto prevê a produção de queijos parmesão, prato, Minas padrão, Minas frescal e queijo lanche. Também o requeijão do Norte, que já tem mercado na região, será acompanhado de uma nova linha de requeijão cremoso. A produção do requeijão cremoso aguarda apenas a liberação das embalagens pelo SIF para comercialização.



A linha de iogurtes também será ampliada com a liberação das embalagens. Com isso, o iogurte será produzido nos sabores morango, coco, pêssego, abacaxi e salada de frutas. Todos disponíveis em várias opções de embalagem, inclusive garrafas. A manteiga e o doce de leite da Laticínio Dona Bella também aguardam liberação das embalagens pelo SIF para comercialização no mercado norte mineiro.



PARCERIA E NOVOS EQUIPAMENTOS



Outro grande avanço nos negócios de leite na região foi a parceria firmada entre a Cooperativa dos produtores rurais e a Itambé. Desde fevereiro deste ano, a Itambé adquire o excedente de leite da cooperativa. Empresas como a Itambé não se interessavam em fazer negócios dessa natureza. Por isso, essa parceria está sendo considerada um marco não só para a cooperativa de Boc, mas para outras do Norte de Minas, e principalmente para os produtores rurais. A Cooperboc é atualmente modelo regional de cooperativa.



A cooperativa possui o que há de mais moderno e de melhor qualidade em equipamentos de beneficiamento do leite e de seus derivados. Um laboratório microbiológico com dois laboratoristas também funciona dentro do laticínio, para garantir alta qualidade desde o leite até os produtos finais.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por