Nesta semana, o Consórcio Intermunicipal e Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável do Norte de Minas (Codanorte) avançou mais uma etapa no Programa de Educação Ambiental e Coleta Seletiva Outro Norte em São João das Missões. Além desta, até o momento, 33 outras cidades do Norte de Minas já aderiram ao Programa de Educação ambiental. Eduardo Rabelo, presidente do Codanorte e prefeito de Francisco Dumont, comenta que a coleta seletiva é um grande passo para na conscientização ambiental dos municípios.
“Com o tempo, as pessoas vão aderindo à ideia. Percebemos que a cada dia mais as pessoas começam a se preocupar em separar o seu lixo. Ano passado foi um sucesso, recolhemos mais de 70 toneladas de embalagens recicláveis em 24 cidades participantes e nesse ano a tendência é melhorar ainda mais, dobrando o número de embalagens destinadas a reciclagem já que teremos mais cidades envolvidas e um maior tempo da gincana”, destacou.
PIONEIRISMO
O Programa de Educação Ambiental Outro Norte é pioneiro na região ao envolver mais de 30 municípios com atividades lúdicas e educativas que buscam a promoção da coleta seletiva. No segundo semestre de 2022, o programa aconteceu em 25 municípios, em um total de 70 escolas, alcançando 27.762 alunos e, indiretamente, uma população de mais de 350 mil pessoas.