No mês de janeiro, o SAAE-Pirapora - Serviço autônomo de água e esgoto, por meio do setor de controle de qualidade, realizou monitoramento e constatou que a qualidade da água que chega em todos os bairros de Pirapora está em conformidade com a portaria 518/04, do ministério da Saúde, que estabelece o padrão de potabilidade do líquido. Essa mesma portaria determina os procedimentos de controle e vigilância.
O objetivo do monitoramento é garantir a qualidade da água consumida pela população. Para realizar a coleta, o SAAE definiu pontos estratégicos, com circulação numerosa de pessoas, edifícios com grupos populacionais em risco, como creches e hospitais, e, também, aqueles localizados em trechos mais vulneráveis, como residências e comércios situados nas pontas das redes.
COMO É
O SAAE analisa o nível de cloro, elemento responsável por fazer a limpeza da água; turbidez, que é toda matéria orgânica e inorgânica, como plânctons, argila e outros tipos de impureza; flúor, uma exigência do ministério da Saúde para diminuir o aparecimento de cárie na população; ferro que, apesar de não causar problemas ao ser humano, quando oxidado pode causar manchas em roupas e sanitários; coliformes fecais, microrganismos patogênicos e bactérias heterotróficas.
Segundo o biólogo Patrick Cláudio Nascimento, responsável pelo controle de qualidade, o monitoramento é um meio de grande importância para garantir a saúde da população. Ele lembra o compromisso que a empresa tem de sempre oferecer serviços de qualidade à população:
- Essa análise é a confirmação da qualidade do trabalho desempenhado por toda a equipe técnica do SAAE-Pirapora.
Caso o usuário perceba algum tipo de alteração na água, basta entrar em contato com o SAAE, através do fone 0800-283-1595, ou por meio da agência virtual (www.saae-pirapora.com.br) e solicitar uma visita da equipe de controle de qualidade.