minas do norte

Água boa nas torneiras

Moradores do distrito de Cristino, em Mato Verde, já estão recebendo água de qualidade após instalação do primeiro dessalinizador na região

Da Redação*
Publicado em 22/06/2022 às 23:51.
O sistema de dessalinização implantado pelo PAD é um dos mais eficazes para a remoção de sal da água: cada sistema pode produzir até 14.400 litros de água sem sal por dia. (matheus adler/agência minas/divulgação)

O sistema de dessalinização implantado pelo PAD é um dos mais eficazes para a remoção de sal da água: cada sistema pode produzir até 14.400 litros de água sem sal por dia. (matheus adler/agência minas/divulgação)

Moradores do distrito de Cristino, em Mato Verde, no Norte de Minas, já contam com água doce de qualidade e pronta para o consumo. Na comunidade foi inaugurado, na última terça-feira (21), o primeiro sistema de dessalinização de água, envolvendo a recuperação de poços e construção de estações para execução da retirada do sal.

A ação faz parte do Programa Água Doce (PAD) e foi desenvolvida por meio de parceria conveniada entre os governos federal e estadual.

A obra em Cristino durou aproximadamente dois meses. Apesar da inauguração oficial na terça-feira, os moradores da região já contam com o sistema de dessalinização desde o início do mês.

Mais de 150 famílias residentes no distrito são atendidas pela tecnologia implantada. Elas fazem parte das 28 mil pessoas no semiárido de Minas Gerais que serão beneficiadas pelo programa.

Até o fim de 2022 a expectativa é a de que as ações do Água Doce cheguem a 69 comunidades. Ao todo, 26 municípios receberão o sistema de dessalinização da água.

Em breve, outro município do Norte de Minas passará a contar com o sistema. Isso porque as obras na cidade de Pai Pedro estão em estágio avançado nas comunidades de Lagoa dos Crentes, Pedra Branca e Mirantes.

A instalação do novo sistema propicia maior qualidade de vida à população do semiárido mineiro, afirma a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo. “Sabemos o quão difícil é ter acesso à água nessa região, sabemos quantas mães deixam os filhos nas casas para buscar água longe para dar-lhes o que beber. Muitas vezes, água sem garantia de qualidade, que gera diarreia nas crianças e mortalidade infantil. É essa realidade que buscamos mudar com os programas do governo de Minas. Água é vida, é saúde e é dignidade”, diz a secretária.

O prefeito de Mato Verde, Pedro Henrique Horta Freitas, lembrou que o distrito de Cristino sofre por causa da dificuldade hídrica e que a entrega representa maior qualidade de vida à população. “Essa entrega não é apenas água que trazemos para esse distrito. Trazemos saúde e vida. Água é fundamental para a vida”, afirma.

A moradora Maria Aparecida da Silva Cardoso falou em nome da comunidade e não escondeu a alegria em poder usufruir de água limpa. “Só temos que agradecer a todos que se empenharam neste maravilhoso programa que beneficiou a nossa comunidade”.

PROCESSO
O sistema de dessalinização implantado pelo PAD é um dos mais eficazes para a remoção de sal da água. O método envolve a utilização do processo de osmose inversa, no qual membranas semipermeáveis, que funcionam como um filtro, retiram da água salobra ou salina a quantidade de sais imprópria para consumo humano, produzindo dois efluentes, o permeado (água dessalinizada) e o concentrado. Cada sistema pode produzir até 14.400 litros de água dessalinizada por dia.

Por meio desta tecnologia, as estações implantadas nas comunidades vão permitir o tratamento da água nas regiões, tornando-as de qualidade e aptas para o consumo humano, considerando os aspectos sociais, ambientais e técnicos. 

*Com Agência Minas 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2022Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por