Na próxima quarta-feira (23), o município de Joaquim Felício, Norte de Minas, sediará o segundo Seminário de Agricultura Familiar. Gratuito, o evento trará como tema central a importância do cooperativismo no desenvolvimento territorial.
O seminário reunirá participantes para discutir a colaboração entre entidades e agricultores, visando impulsionar negócios na zona rural e criar condições para as novas gerações permanecerem no campo. A iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas em parceria com a prefeitura local e outras organizações.
Um dos destaques do evento será a palestra “Empreendedorismo no Associativismo Rural: a união que transforma a realidade”, ministrada por Luciana Balbino. Reconhecida pela revista Forbes como uma das “100 Mulheres Poderosas do Agro”, Balbino é conhecida por seus projetos comunitários transformadores na Paraíba, incluindo o restaurante rural Vó Maria, que utiliza produtos cultivados pela própria comunidade e beneficia cerca de 200 famílias.
Maíra Cristina de Oliveira Lima, turismóloga e agente de desenvolvimento do município de Grão Mogol, conta que eventos como esse fortalecem a permanência do produtor no campo. “Eles contribuem para discutir sobre os processos de melhoria das atividades que eles realizam no campo, o aprimoramento de boas práticas, realização de outras atividades, pensando na lucratividade e fortalecimento do empreendedorismo na área rural. E também como uma forma de criar novas oportunidades de outros produtos, de outras iniciativas para o produtor no campo”, diz.
“Além da palestra, iremos discutir sobre as principais demandas das comunidades. O objetivo do seminário desse ano é escutar as comunidades. Sabemos que existe uma série de demandas e desafios enfrentados pelo agricultor, pelo produtor rural, então queremos aproveitar esse momento para poder discutir. E através da palestra com a fala da Luciana Balbina, a partir da apresentação das experiências que ela tem no Brasil, a gente consegue estimular, incentivar, animar o povo do campo com relação à importância de permanecer no campo”, acrescenta a turismóloga.
Maíra Cristina completa que o evento é uma forma de estimular e animar os produtores através das ações apresentadas e que estão sendo desenvolvidas em outros locais do Brasil e que podem tornar-se referência para implementação no município. “Estimamos 150 participantes, prioritariamente com foco nos produtores rurais da nossa cidade, mas também está aberto para produtores de outras regiões. As inscrições podem ser realizadas com a nossa equipe até o dia do evento e pelos canais de contato da nossa sala mineira”, finaliza.
Pedro Viana, analista do Sebrae Minas, enfatiza a importância do seminário — “Vamos apresentar casos de sucesso que demonstram como o associativismo pode desenvolver a agricultura e o turismo na região. É crucial que empreendedores, produtores rurais e artesãos participem dessa iniciativa.”
Serviço:
2º Seminário de Agricultura Familiar de Joaquim Felício
Data: 23 de outubro
Horário: a partir das 18h
Local: Praça da estação Ferroviária — Centro de Joaquim Felício
Inscrições gratuitas: 38 99860-3113.