Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente



JANAÚBA – Construída em 1936, a igreja do Bom Jesus está sendo restaurada desde o início desta semana. Essa melhoria na primeira igreja de Janaúba visa manter o templo em situação adequada para a realização da festa do Bom Jesus, que acontecerá de amanhã, sexta-feira, a domingo, 07.



A restauração está sendo efetuada pela secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos e se baseia na reforma do telhado e paredes, além da pintura das paredes e dos bancos. A igreja do Bom Jesus está situada na Praça Dr. Rockert, centro da cidade.



Com o tema Com Bom Jesus em busca de solidariedade e da paz, a festa, organizada pelo juiz de Direito aposentado Carlos Humberto Cruz e esposa Maria de Fátima Lima Cruz, começará às 18h de amanhã, com missa a ser celebrada pelo padre José Antista. A celebração das missas no sábado e domingo será realizada pelo padre Henrique Alves de Oliveira Filho e pelo bispo Dom José Mauro Bastos, respectivamente.



null


Pintura nos bancos é uma das ações de melhoria na primeira


igreja de Janaúba (Foto: Oliveira Júnior)



HISTÓRIA



Com a chegada dos primeiros moradores, caso de Santos Mendes,  Mozart Mendes,  Antunino Antunes,  Cloves Santos, Marcolino Evangelista Barbosa, começou a se formar o vilarejo que, em 1948, e seria transformado na cidade de Janaúba. Devoto do Senhor Bom Jesus, Santos Mendes doou o terreno onde foi edificada a igreja.



Restaurada mais de duas vezes, a igreja do Bom Jesus ficou por muitos anos fechada. Porém, há uma década o templo passou a ser aberto constantemente para missas e velórios.