A pandemia do coronavírus tem atingido os mais diversos setores da economia. Mas ao mesmo tempo tem revelado novas oportunidades de negócios, principalmente para plataformas de vendas on-line. Quem não vendia passou a vender e quem já vendia amplificou suas estratégias. É o caso da divisão de televisores da Samsung, que não tem o que reclamar do isolamento social. A marca sul-coreana acaba de lançar sua nova linha de smart TVs com resolução 8K e 4K sem medo delas encalharem nos galpões.
 
Isso porque o consumidor descobriu que pode comprar uma TV sem precisar ir até uma loja. Segundo o vice-presidente da Divisão de Consumer Electronics, que abarca televisores, Gustavo Assunção, quando o mercado fechou, a queda das vendas chegou a 49%, comparada com a mesma semana de 2019. No entanto, quatro semanas após, as vendas já eram 5% maiores e chegou a 20% em maio. 
 
E o grande responsável foram as vendas online que correspondiam a 30% das vendas antes da pandemia, mas hoje ultrapassam a 50% do volume. “As vendas de smart TV cresceram 40% no Brasil”, explica o executivo, que também comemora a participação de 72% da marca entre os aparelhos 4K, que hoje correspondem a 60% das vendas de televisores no Brasil.
 
E diante de um cenário promissor, a marca, que é líder global no mercado de televisores há 14 anos, lançou a linha QLED, com resoluções 8K e 4K, assim como a Linha Crystal 4K. 
 
Q950T
A versão topo de linha, Q950T é uma gigante de 85 polegadas com bordas milimétricas e apenas um 1 cm de espessura. Ou seja, a tela corresponde a 99% da área do aparelho, que conta com alto-falantes espalhados na parte traseira que distribuem o som de acordo com a dinâmica da imagem, mais ou menos como acontece nas salas de cinema modernas. 
 
Para garantir melhor qualidade de imagem, o televisor é equipado com processador Quantum AI 8K que, segundo os executivos, garante o upscaling (aumento de definição) de conteúdos de menor resolução de forma extremamente rápida. 
 
Em tese, há dentro do televisor uma espécie de computador capaz de identificar a imagem projetada e adicionar pixels que aumentam o detalhamento da imagem. Esses “fragmentos” são armazenados durante o uso e inseridos em tempo real.
 
Além disso, a tela ainda conta com ajuste de luminosidade automática e também sensor de ruído. Ela é capaz de perceber um barulho no ambiente e ajustar o volume dos diálogos do conteúdo. É ótimo para aqueles momentos em que seu genro chega em casa falando pelos cotovelos pedindo janta quando você está assistindo à novela, justamente na hora que Kimberly Patrícia revela que é filha de Renato Maurício, o amante de Valéria Roberta.
 
GAMES
Mas é bom o amigo não irritar a sogra, principalmente se gosta de videogames. De acordo com a Samsung, a Q95T foi projetada para receber a nova geração de consoles (PS5 e Xbox Series X), que prometem gráficos em 8K. O aparelho conta com modo Game, que tem ajuste de contraste, troca de frames mais rápida, ajuste de latência de hertz, que equaliza o sinal enviado com o que é exibido na tela, que garante tempo de resposta mais rápido. 
 
Na prática, é a diferença entre defender uma bola ou tomar um gol. Se não ficou muito claro, significa que ela te dá tempo para esquivar de um Shoryuken prestes a trincar o queixo de seu lutador.
 
Gostou? Então pode lustrar o martelo para quebrar o porquinho, pois esse televisor custa nada menos que R$ 100 mil. Mas não fique triste, nova linha de televisores da marca conta com versões 4K de 43 polegadas que partem de R$ 2.200, como a TU7000 43”. Já dá para jogar um “Fifinha” e assistir a novela das oito numa boa, no aconchego do isolamento.