O regulamento da Copa União de clubes amadores deste ano é bem claro e diz que os jogadores da equipe que perder por w x 0, que não participaram do jogo, serão punidos por um ano, e não poderão jogar a copa em 2007. Esse item do regulamento da copa foi alterado depois que o Nacional perdeu por w x 0, em 2005, e naquela oportunidade o time do Santos Reis foi suspenso da competição deste ano.
O coordenador da copa União, Iraídes Mendes, o Ide, disse que depois daquele fato, os dirigentes entenderam que muitas vezes o culpado pelos w x 0, são os atletas que assumem o compromisso de ir jogar e não vão, sendo que a culpa fica com a equipe. Diante disso, resolveram punir os atletas ao invés da equipe.
Como o jogo entre Vila Luiza e Vera Cruz não terminou por falta de atletas, os jogadores que não participaram e não foram ao jogo serão julgados hoje e poderão ser suspensos por um ano como consta no regulamento.
Tentando evitar tal situação durante a competição, a coordenação da copa deixou que cada equipe inscrevesse 30 atletas e mesmo desta maneira o Vila Luiza utilizou apenas sete, sendo, inclusive, que o goleiro do jogo foi o presidente do Clube, Cláudio, que não estava inscrito entre os 30 e por isso também será julgado.
Os atletas Daniel, Bicudo, Marinho, Tarley, Arlem Adriano e Piruca que assinaram a súmula e participaram do jogo, além dos jogadores Guilherme, Tizé e Guina que estavam suspensos por uma partida, devido a expulsão no jogo contra o Cruzeiro, e que não poderiam jogar, não serão julgados. Os outros 21 atletas inscritos serão julgados pela comissão disciplinar da copa União hoje às 19h30, na sede da LMF – Liga montes-clarense de futebol.
