Logotipo O Norte
Quarta-Feira,19 de Novembro

Vaga olímpica aquece disputas no Campeonato Pan-Americano de Judô

Em Havana, judocas brasileiros sonham com os Jogos do Rio de Janeiro

Jornal O Norte
Publicado em 28/04/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:58.







Foto: Marcos Aurélio

Mariana Silva é uma das representantes
de Minas no Judô Internacional


 


O Campeonato Pan-americano de Judô de Havana, que será disputado em Cuba, no próximo final de semana, será decisivo para as pretensões olímpicas dos atletas brasileiros. Faltando pouco mais de um mês para a convocação da seleção que representará o país nos tatames dos Jogos do Rio de Janeiro, o torneio será uma das últimas oportunidades para os atletas somarem pontos no ranking mundial, critério que deverá ser adotado para definir quem representará o Brasil na Olimpíada.

- É uma competição bem importante para mim. Um bom resultado fará minha pontuação subir no ranking olímpico e dará a oportunidade de disputar outro grande torneio, o World Masters. Por ser minha primeira vez no Pan, tenho uma grande expectativa de medalha - destaca Nathália Brígida (-48 kg), que disputará o Campeonato Pan-americano pela primeira vez na carreira.

O Campeonato Pan-americano é a mais desafiadora competição das Américas. Os melhores judocas do continente estarão na disputa em busca de medalhas e os tão sonhados pontos. Para Mariana Silva (-63 kg) as dificuldades serão grandes. Atual vice-campeã da competição e melhor brasileira no ranking mundial da sua categoria, ela buscará um bom resultado para seguir firme na briga pela vaga.

- Todos os judocas desejam grandes resultados no torneio, mas essa edição será ainda mais forte por causa dos Jogos. Acho que no último Pan faltou um pouco mais de tranquilidade ali no final, mas com certeza esse ano estou muito mais preparada para fazer um ótimo resultado. Senti que evolui taticamente e estrategicamente. Isso está sendo muito positivo para mim - destacou.

Atual bicampeão da competição, Alex Pombo quer repetir o feito para se aproximar ainda mais da vaga nos Jogos Olímpicos. Atualmente, o atleta o é melhor brasileiro no ranking mundial da categoria leve (-73 kg) e tem boas chances de representar o país na Olimpíada.

- Por ser um ano olímpico, o Pan é muito importante para todos os atletas, ninguém vai entrar para perder. Isso me deixa mais empolgado para chegar bem em todos os desafios atrás do meu objetivo principal.

Além de Alex Pombo, Mariana Silva e Nathália Brígida, o Brasil será representado por Sarah Menezes (48kg) Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Rochele Nunes (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Eric Takabatake (60kg), Charles Chibana (66kg), Victor Penalber (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg) e David Moura (+100kg). O Pan-americano de Havana será disputado entre os dias 29 de abril e primeiro de maio, na capital cubana.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por