Oliveira Júnior
Correspondente
JANAÚBA – O Tupi é deca campeão. Em 30 anos, o time janaubense conquistou 10 títulos no futebol amador local, o dobro em relação ao Juventus, o segundo time que mais ganhou campeonato. O Tupi ainda teve uma final, da qual participava, que foi cancelada. Isso aconteceu em 1986, um ano depois do campeonato não ter sido realizado.
Nos outros 28 anos, a cidade conheceu vencedores em cada ano, com exceção de 1994 em que foram declarados dois vencedores. O primeiro título amador do Tupi, em Janaúba, foi em 1984. Essa é a segunda vez que o Tupi sagra-se bicampeão, além de possuir um tricampeonato (1998/99 e 2000). campeão amador de Janaúba
Nesses últimos 30 anos, o Tupi foi campeão em 1984, 87, 90, 91, 98,99, 2000, 2003, 2007 e 2008.
CAMPANHA
No campeonato amador deste ano, o Tupi realizou 10 jogos, sendo 5 vitórias e 5 empates. O time campeão encerra a competição como o melhor ataque, pois marcou 21 gols e sofreu 9. O vice-campeão Novaporteirinhense obteve 6 vitórias e quatro empates; marcou 19 gols e sofreu 8.
OS ARTILHEIROS
Com 8 gols: Anselmo (Novaporteirinhense) e Danpix (Tupi);
Com 6 gols: Renato Negão (Operário);
Com 5 gols: Binga (Tupi); Coquinha (Rio Verde) e Juninho Sparro (Bandeirantes de Jaíba);
Com 4 gols: Gominha (Juventus) e Bocão (Novaporteirinhense);
Com 3 gols: Ni (Cruzeiro do Quem Quem), Rogério (Operário), Pandinha (Rio Verde) e Galego (Rio Verde).
A FINAL
Na decisão do campeonato deste ano a partida foi apitada pelo árbitro Zé Doido, auxiliado por Marcelo e Luís Carlos Goiano. Nas cobranças de pênaltis, Wagner, Murilo, Leandro e Rafael Bilóia marcaram, pela ordem, os gols do Tupi. Pelo lado do Novaporteirinhense, o goleiro Marquinhos, do Tupi, defendeu a primeira cobrança feita por Zezinho, Risadinha marcou, Tico chutou a bola por cima do gol e Peixe, marcou. Mas não adiantou: Tupi 4 a 2.
O Tupi sagrou-se campeão com Marquinhos, Murilo, Fabinho, Wagner e China; Nandinho, Dênis, Tavinho (Rafael Bilóia) e Guilherme (Binga); Gilbertinho e Danpix (Leandro). Técnico: Ericson Fabiano.
O Novaporteirinhense jogou com Ivan, Rone (Anderson), Gilson, Peixe e Tico; Rodrigo (Risadinha), Roninha Cabeção, Ricardo e Zezinho; Anselmo e Bocão (Nonoga). Técnico: Netinho.