Treinador do júnior do Cruzeiro, Enderson Moreira diz que a equipe merecia o título pela determinação por jogar um futebol ofensivo e destaca Vinícius, natural de Miralta, como um jogador de futuro promissor no futebol
Heberth Halley
Repórter
www.onorte.net/halley
O treinador da equipe de júnior do Cruzeiro, Enderson Moreira, campeão da copa São Paulo, na última quinta-feira, em cima do São Paulo, após o empate em 1 a 1, vencendo nos pênaltis, por 6 a 5, no Pacaembu, em entrevista por telefone a O Norte, afirmou que o time merecia o título pela determinação dos jovens atletas.
- Foi uma competição muito difícil, talvez uma das mais difíceis dos últimos anos pelo nível técnico dos atletas, mas jogamos com personalidade e com muita determinação. Sem dúvida, merecíamos o título. Não ganhamos de forma defensiva. Jogamos pra frente e bem ofensivo – diz Enderson Moreira, que já foi campeão da copa São Paulo, pelo América-MG em 1996, vencendo o Cruzeiro. Era o preparador físico da equipe, sendo que o treinador era Ricardo Drubiscky.
FUTURO
Enderson que também foi professor da Funorte, das disciplinas de Futsal e de Atividade Física e Saúde, do curso de Educação Física, salientou que os jogadores estão bastante tranqüilos no que se refere as especulações sobre possíveis transferências e interesses de clubes e empresários em tal atleta.
- Os jogadores estão muito felizes, só querem comemorar a conquista. Mesmo com o entusiasmo, estão tranqüilos. Disse a eles que se fôssemos campeões, as bajulações da mídia e especulações dos clubes seriam normais – salienta o treinador.
Enderson deu folga aos jogadores para descansar. É que em fevereiro eles voltam aos treinos visando à copa Integração, em Belo Horizonte, e dois torneios no exterior - na Holanda e Alemanha, no primeiro semestre. Para o segundo semestre o objetivo é o campeonato mineiro e a Taça BH de júnior.
DESTAQUES
O treinador campeão não quis destacar nomes pela conquista. Salientou que todos os atletas foram importantes para o grupo. Disse que pelos gols alguns jogadores tiveram maior destaque na mídia, como o lateral esquerdo Anderson, o meia-atacante, Guilherme e o atacante Jonathan. Perguntado se os jogadores da equipes juniores poderão ter chance na equipe profissional disse que o Cruzeiro é hoje uma das melhores equipes no que se refere à categoria de base.
- Temos ótimos jogadores. Todos poderão ter chance na equipe profissional, mostraram isso na copa São Paulo. Agora é esperar para ter uma chance – diz.
FUTURO COMO TREINADOR
Enderson Moreira é formado em Educação Física. Começou como preparador físico, tendo passado pelas três grandes equipes de Minas Gerais: América, Atlético e agora Cruzeiro. Conquistou importantes títulos como preparador físico da Copa São Paulo pelo América, Torneio na Itália, pelo juvenil do Atlético e agora como treinador da copa São Paulo. Além de técnico do Cruzeiro, é professor de futsal das categorias de base do Colégio Magnum.
- Todo treinador pensa em alcançar a equipe profissional e é também meu caso. Pretendo seguir a carreira de treinador de futebol. Vou continuar meu trabalho aqui no júnior do Cruzeiro. Caso pinte uma proposta favorável vou analisar. Até o momento não surgiu nenhuma proposta por algum time – disse.
TREINADOR ELOGIA VINÍCIUS
Indagado sobre o atleta Vinícius, natural de Miralta e que saiu da equipe do Cruzeiro/AABB, o treinador Enderson Moreira destacou as atuações do atacante, que foi titular em alguns jogos e na final, e salientou que Vinícius tem um futuro promissor.
- O Vinícius foi muito bem na competição. Mostrou muita determinação. É um jogador com um futuro promissor para o futebol. É muito bom no jogo aéreo, rápido e técnico. Às vezes, ele ficava no banco de reservas por opção técnica, dependendo de cada equipe. Tanto que na semifinal ele não jogou, porque precisávamos de outro estilo de jogo e inclusive o jogador que entrou fez gol da vitória – diz.
