Poliana Fonseca
Colaboração
Foi realizado no último sábado, dia 10, o segundo Torneio Beneficente em apoio ao Projeto Presente, que auxilia pacientes portadores de câncer na cidade de Montes Claros. Foram três partidas nas modalidades, juvenil, máster e principal, sendo que os jogos solidários aconteceram no campo do bairro Delfino Magalhães, e tiveram início às 13h30.
Segundo Marcos Antônio Soares Santana, mais conhecido como Marcão, o evento foi um sucesso, a torcida compareceu em peso, contribuindo com alimentos não perecíveis e que, além de tudo assistiu a um espetáculo em campo.
– A expectativa foi muito positiva. Quem compareceu não se arrependeu do que viu: muitos jogadores bons em campo, dando um show. Os jogos foram muito bons, a torcida aplaudiu demais – afirmou Marcão, um dos organizadores do evento.
O primeiro evento com intuito de ajudar pessoas com câncer aconteceu no ano de 2007. Segundo Marcão, como da outra vez, todos os torcedores que compareceram ao campo do Delfino Magalhães sábado passado colaboraram com alimentos que foram doados a uma família carente.
– Todos nós, organizadores e atletas ficamos muito felizes com o grande comparecimento da torcida, principalmente pela doação dos alimentos que puderam ajudar pessoas que estavam precisando e, também, pela divulgação do Projeto Presente em prol de pacientes com câncer, que foi a razão da realização do Torneio Beneficente – afirmou Marcão.
O Torneio foi realizado para contribuir com o Projeto Presente, ajudando a divulgar o trabalho que é feito pelos seus idealizadores e pelas pessoas que trabalham na sua condução. Dessa forma, os responsáveis pelo projeto poderão ajudar cada vez mais pessoas com o mesmo problema. O Projeto Presente fica na Rua Gabriel Passos, 159. Ele abriga hoje 900 pessoas portadoras de câncer na cidade de Montes Claros e região.
JOGOS
O primeiro jogo foi disputado pela categoria Juvenil, com as equipes do Projeto Rubromoc e Santa Lúcia se enfrentando. O placar final ficou no empate de 3x3, com destaque para o meia Jonas, de 15 anos, do distrito de Alto Belo, de Bocaiúva, que defendeu o time do Projeto Rubromoc. Ele foi considerado o melhor em campo e viaja para Belo Horizonte no início do mês para atuar no Atlético Mineiro.
Já o destaque do time Santa Lúcia foi o atacante Pelé, de 16 anos, considerado o melhor jogador da sua equipe.
A segunda partida foi na categoria Máster, em que Magalhães e São José de Alto Belo se enfrentaram. O placar ficou em 2x1 para o time do Magalhães. O organizador do evento, Marcão, agradece ainda a presença dos atletas de Alto Belo, que compareceram e prestigiaram o Torneio Solidário.
– Nós aqui de Montes Claros ficamos muito gratos pela grande presença dos jogadores de Alto Belo que, apesar da derrota, fizeram uma bela atuação – ressaltou Marcão.
Por último, o terceiro jogo que foi disputado pela categoria Profissional, teve a equipe principal do Projeto Rubromoc jogando contra o Seletiva do Delfino Magalhães que foi comandado pelo treinador Edvaldo Bento, que dirige o time da Escolinha do Cruzeiro/ AABB, em Montes Claros. O placar final ficou em 1x0 para o Projeto Rubromoc.
JOGADORES DO PROJETO RUBROMOC
Os jogadores que defenderam a camisa do time profissional do Projeto Rubromoc foram: Fábio, Gamela, Fábio Negão, Gabriel, Bidú, Emerson, Pídia, Branquinho, Allan, Robgol e Vinícius. Já os atletas que entraram durante o decorrer da partida foram: Anderson, Maicon, Helinho e o coordenador do Torneio Solidário, Marcão.
ATLETAS DESTAQUES DO TORNEIO
Segundo o organizador Marcão, foram realizados super jogos, com muitas jogadas legais e com grandes atletas de qualidade. Para ele, foi esse o motivo que fez a torcida ficar extasiada.
– As três partidas foram marcadas por muitas jogadas bonitas, e além do mais, todos perceberam que os jogadores deram o melhor de si, realizando um show em campo – contou ele.
Os destaques das partidas foram: o goleiro Fábio, zagueiro Gamela, Branquinho, que marcou um golaço e Robgol. E ainda: o atleta Vinícius, mais conhecido como Lopes da cidade de Miralta, que atuou durante muito tempo no time do Cruzeiro. Ele começou sua carreira na Escolinha do Cruzeiro / AABB de Montes Claros e logo após, subiu para o time profissional da Toca da Raposa. Foi campeão mineiro e campeão brasileiro sub- 20 pelo time azul celeste. Em 2008 Lopes foi para a Suécia, emprestado pelo Cruzeiro. No final do ano, veio passar as férias no Brasil e na temporada de 2009 retornará para a Suécia.
Após o término dos jogos houve entrega de prêmios aos times vencedores e a organização do Torneio Beneficente em prol de pacientes com câncer se reuniu para realizar a entrega dos alimentos arrecadados à família necessitada.
PROJETO RUBROMOC
Um dos organizadores do evento foi fundador do Projeto Social Rubromoc, Marcos Antônio Soares Santana, mais conhecido como Marcão. Ele é olheiro de novos talentos do futebol e há oito anos realiza projetos sociais em outras regiões como Bocaiúva, Alto Belo e Francisco Sá.
- Este trabalho já tem uma história de atletas revelados em grandes clubes do Brasil, com o objetivo de educar e disciplinar jovens e adolescentes para a prática do esporte, saúde e educação – ressaltou o fundador do projeto Rubromoc.
TALENTO
O jogador montesclarense Ramón, de 19 anos, que também foi integrante do Projeto Social Rubromoc e morou no bairro Ciro dos Anjos, viajou na última sexta feira, dia 9, para Ucrânia. Ramón é lateral esquerdo e já passou pelo Fluminense de Florestal (BH) e pela equipe do Cruzeiro.