Semifinalista da Copa São Paulo de 2016, o Cruzeiro estreou na atual edição do torneio. Nesta tarde de quarta-feira, o time mineiro entrou em campo diante do River-PI, e começou com o pé direito. Apesar da pontaria descalibrada no primeiro tempo e de jogar com um a menos na maior parte da etapa final, a Raposa saiu de campo vencedora por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Thonny Anderson e Luan, após saírem do banco de reservas.
O primeiro tempo foi de poucas emoções no estádio Nogueirão. O Cruzeiro tomou as rédeas e chegou com mais frequência ao gol do adversário, mas mostrou pouca eficiência na hora de finalizar. A principal chance saiu aos 43 minutos, após a arbitragem pegar um toque de mão de Robson dentro da área. O atacante Rick Sena foi para a cobrança, mas o goleiro Ruan caiu bem no canto direito para defender.
Nos 45 minutos finais, o cenário da partida parecia ruim para o Cruzeiro, mas o técnico Marcos Valadares conseguiu aproveitar bem a força do banco de reservas para vencer. Antes disso, o zagueiro Tonhão seria expulso aos 16 minutos, após dar um pontapé em Róbson. Apesar da desvantagem numérica, o Cruzeiro aproveitou o maior espaço cedido pelo River e conseguiu encontrar seus gols. O primeiro saiu com Thonny Anderson, com meia hora do segundo tempo, instantes depois de sair do banco de reservas. Dez minutos mais tarde, Luan, que também veio do banco, aproveitou a boa jogada de João Luiz para ampliar o marcador e matar a partida. 2 a 0 placar final.
Com o resultado, o Cruzeiro soma seus primeiros três pontos e inicia bem a caminhada em busca do bicampeonato. Completando a primeira rodada do Grupo 22, o União Mogi vai enfrentar o Bragantino, também em Mogi das Cruzes. Já o Cruzeiro volta a jogar na próxima sexta-feira, contra o Bragantino, às 19h. O Atlético vai enfrentar o São Raimundo às 21 horas desta sexta feira.
