O karateca Marquinhos foi convocado pela seleção brasileira de karatê para disputar o Pan Americano da modalidade em maio, no México, se ficar entre os 10, que lhe garantirá vaga para os Jogos Pan Americano no Rio de Janeiro
Heberth Halley
Repórter
www.onorte.net/halley
O karateca Antônio Marcos, o Marquinhos recebeu uma ótima notícia na semana passada: foi convocado pela seleção brasileira de karatê para disputar o Pan Americano de karatê no mês de maio, no México. Segundo Marquinhos, há uma grande chance de ele realizar um sonho de criança: participar dos Jogos Pan Americanos, que neste ano acontece no Rio de Janeiro, no mês de junho. Caso ele fique entre os dez melhores da competição garante vaga para os Jogos Pan Americanos.
- Recebi a notícia no domingo e fiquei muito feliz em ser convocado mais uma vez para a seleção brasileira. Na próxima quarta-feira viajo para São Paulo, para os treinamentos. Meu objetivo é a classificação entre os dez para poder participar dos Jogos Pan Americanos, um sonho pra mim – diz Marquinhos.
Se analisarmos a retrospectiva do atleta, Marquinhos, ele tem grandes chances de garantir sua vaga no Pan no Rio de Janeiro. O karateca norte-mineiro foi tricampeão Pan Americano de karatê em 1998, 1999 e 2000, sendo que em 2005 ficou em terceiro lugar, com a luta da vaga para a final sendo muito contestada pelo público presente, pois a luta ficou por vezes empatada e o desempate foi feito pelo árbitro que deu a vitória ao campeão mundial da época.
Marquinhos acredita que tem grandes chances de fazer bonito no México. Tanto que já se prepara para a competição, através de outras competições. Amanhã, participa do Festival de karatê olímpico de Minas Gerais, em Belo Horizonte, no ginásio do Cruzeiro Esporte clube, na categoria de 65 a 75 quilos. O atleta já foi campeão da competição e busca, além de outra conquista, o ritmo de competição.
- Espero vencer mais uma vez essa competição e ao mesmo tempo me preparar para a o Pan Americano no México – diz Marquinhos.
O atleta salienta que inclusive já pensou por várias vezes em parar de competir e ser apenas treinador, principalmente pela falta de apoio, mas após a convocação espera que possa ter, talvez, a última chance de disputar um Pan Americano.
Marquinhos atualmente tem o apoio da academia Oficina do Corpo e Motosmar.
OUTROS ATLETAS
Para o festival de karatê, além de Marquinhos, a cidade será representada pelos atletas Reginaldo Soares, categoria até 65 quilos, Tiago Santos e Samir, na categoria infanto-juvenil, Vitor Diego, na juvenil, além de Bruna Lívia, infantil e Larissa Caroline da mirim, filhas de Marquinhos.
Os atletas estão tendo o apoio do Bar do Muci.
