Logotipo O Norte
Segunda-Feira,22 de Setembro

Solidariedade!

Montes Claros Vôlei visita associação beneficente. Equipe visitou a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista e fez doação de alimentos

Jornal O Norte
Publicado em 17/09/2014 às 01:01.Atualizado em 15/11/2021 às 16:36.

Montes Claros Vôlei visita associação beneficente. Equipe visitou a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista e fez doação de alimentos









Foto ANDA/Vôlei: Cid Bruno Durães

Thiago Salsa foi um dos atletas que participou da visita a ANDA em Montes Claros
 

Na manhã desta segunda-feira, 15, jogadores e comissão técnica do Montes Claros Vôlei visitaram a Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista (Anda). Na ocasião, os atletas fizeram pessoalmente a doação de parte dos 700kg de alimentos arrecadados na última partida contra o Minas, pelo Campeonato Mineiro, e conheceram um pouco do projeto, que há cinco anos realiza trabalho de assistência à pessoas com autismo e seus familiares.

Hoje, a Anda realiza serviços de auxílio e acolhimento das famílias, diagnóstico de algumas crianças, realizados por médicos, e o trabalho de terapeutas, todos voluntários, atendendo não somente a população de Montes Claros, mas de todo o norte de Minas, sendo a única instituição de referência neste tipo de tratamento na região.

“O autismo é um transtorno de comportamento, hoje conhecido como TEA (Transtorno do Espectro Autista), que basicamente afeta três áreas na pessoa. A dificuldade na comunicação verbal, dificuldade na interação e ainda afeta o comportamento. A pessoa que sofre do autismo tem comportamentos inadequados àqueles que são convencionais”, disse Wander Luciano Cardoso, presidente da Anda.

Para otimizar e aumentar a capacidade de atendimento, obras estão sendo realizadas. Para isso, a associação conta com a ajuda da sociedade. “Temos recebido doações de dedução em imposto de renda e temos recebido doações para a construção desta obra. Como não temos nenhuma ajuda pública, até então, sobrevivemos de doações”, relatou Wander.

“Nós precisamos dessas pessoas de bom coração, que ajudam a nossa associação, e que acreditam no nosso sonho também, porque precisamos de mais pessoas para sonhar com a gente”, continuou o presidente. “É aquela história de ‘um sonho que se sonha só, não se realiza’. Temos que trazer mais pessoas pro nosso projeto, para conhecer nossa realidade, nos ajudar a construir isso. Tenho certeza que isso vai ser tornar realidade”, finalizou.

Ainda não há prazo estipulado para o fim das obras de ampliação da Anda, pois, como o projeto está sendo realizado com a ajuda de doações, toda a obra conta com a ajuda da comunidade. Contudo, o presidente estima que em dois meses a primeira etapa, que é a construção de quatro salas de atendimento, cozinha e dois banheiros, seja concluída.

Keilia Marielle, membro fundadora e mãe do Caio, de 15 anos, que tem o Transtorno Autista, falou das necessidades atuais da associação. “Hoje, precisamos de material de construção, para finalizarmos a primeira etapa das obras, e também de ajuda financeira, para que consigamos pagar funcionários, porque a Anda está crescendo nós precisamos dessa estrutura”, discorreu Keilia. “E também de voluntários profissionais da área da saúde e educação, porque precisamos de fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, neurologistas... médicos e funcionários em geral”, ressaltou.

Com as obras concluídas, a Anda poderá aumentar a capacidade de atendimento e acrescentar outros serviços, como a estimulação das crianças, acompanhamento psicológico, para direcionamento mais preciso, e também auxílio às famílias, para poderem lidar melhor com os problemas das crianças.

A equipe do Montes Claros Vôlei, reforçando a importância deste tipo de ação, ainda se comprometeu a doar 50% da renda de parte da venda dos ingressos de jogos em casa para a associação. “É um estímulo para nós, ver esses meninos que têm que ter uma força muito grande para superar essas coisas”, disse entre uma foto e outra o central Thiago Salsa, do Montes Claros. “Estar aqui é uma satisfação muito grande, poder ajudar, estarmos envolvidos num projeto desses que traz só benefícios para uma sociedade nos acolheu muito bem”, expôs o jogador.

A Associação Norte Mineira de Apoio ao Autista funciona à Rua Rodrigo Costa, 321, no Bairro Canelas II, em Montes Claros, próximo à rodoviária. O telefone da Anda é (38) 3224-5747 e tem ainda o site www.andamoc.org.br.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por