Soebras/Funorte volta com a Olibamoc

Jornal O Norte
Publicado em 25/01/2008 às 10:27.Atualizado em 15/11/2021 às 07:23.

Dez anos depois, as olimpíadas de Bairros de Montes Claros, uma das mais tradicionais competições da cidade, está de volta agora no comando da Soebras/Funorte



Heberth Halley


Repórter



Muitos pediram, poucos acreditavam, mas é realidade, a Olibamoc – Olimpíadas de Bairros de Montes Claros, está de volta a partir de março. A Olibamoc foi uma das mais tradicionais competições da cidade, na década de 80 e 90, tendo revelado tantos atletas para o esporte montes-clarense, como por exemplo, a atleta de vôlei Maryjan que defendeu os Bairros São Luis e Melo, e que hoje recorda com carinho daquele tempo.






O professor de Educação Física, Jaime Tolentino será


o coordenador geral da Olibamoc



- Só quem viveu aquela época e jogou sabe o tanto era bom a Olibamoc. Era uma rivalidade sadia – diz a jogadora, que já participou de várias edições.



A novidade será na organização do evento. Antes quem organizava era a prefeitura de Montes Claros, através da secretaria de Esportes e Lazer, mas desde 1996, no primeiro ano de administração de Jairo Ataíde, foi extinta a competição. A última vez que aconteceu foi na gestão de Tadeu Leite. Neste ano, a organização será da Soebras/Funorte, através do departamento de Educação Física, com o apoio da secretaria de Esportes de Minas. A coordenação geral e a idéia de reativar as olimpíadas, foi do professor Jaime Tolentino, que também é o criador da Olibamoc, há 18 anos, quando foi promovida em sua primeira edição pelo Sesc, local em que trabalhava.



- Estamos visando uma competição semelhante a que existia em Montes Claros, com a participação dos atletas dos vários Bairros - salientou Jaime Tolentino, que afirmou que a coordenação já está planejando o lançamento oficial com os líderes e presidentes dos Bairros para informar sobre a competição. Ele avisa que o período de inscrição será comunicado em mídia nos canais de televisão, rádios e jornais impressos.



- O objetivo maior é a integração dos Bairros e reestruturar a comunidade através de uma atividade cidadã, que é o esporte – explica o professor.



Segundo Jaime Tolentino a competição só acabou devido às forças políticas. E que nunca poderia ter sido extinta, pois lembra que naquele tempo a Olibamoc gerava união, entrosamento comunitário e que as pessoas se reuniam mais para discutir os problemas, mas que hoje isso não acontece mais, devido o aumento da violência, mas entende que o esporte é o caminho para acabar com este problema.



O professor avisa que os jogos serão realizados nas quadras e ginásios dos Bairros de Montes Claros.



- Hoje temos 72 quadras, em Montes Claros, e faremos os jogos nesses locais. A idéia é fazer uma fase regional com todas as modalidades e depois o campeão de cada fase passa para a fase final. Na competição cada jogador poderá se inscrever em cinco modalidades, sendo três coletivas e duas individuais - avisa o coordenador, que não vai aceitar um jogador jogar por outro Bairro.



- Vamos tentar priorizar esse item, senão perde a essência da competição. Vamos ser fiéis a quem mora naquele Bairro. Para isso faremos divisões para saber quem poderá jogar para tal localidade. Caso ocorra, caberá recurso - ressalta Jaime Tolentino.



Outro fato bastante abordado pelo coordenador geral é com relação à segurança dos jogos. Entende que em qualquer lugar é preciso segurança e que haverá durante todas as partidas.



KITS



Cada Bairro receberá um kit de material com bolas de vôlei, basquete, futsal, futebol de campo, handebol, petecas e redes para os treinos.  



MISS OLIBAMOC



Jaime Tolentino disse que vai tentar ser o mais fiel com relação à competição que era realizada antigamente, que haverá até mesmo o concurso Miss Olibamoc, que era a sensação da época no final da premiação geral e que já revelou quatro ‘misses’Montes Claros e duas ‘misses’ Minas Gerais.



MODALIDADES



A intenção do organizador é realizar os jogos paralelamente, sendo que num local haveria o vôlei, em outro basquete, no outro vôlei, e sucessivamente. As modalidades previstas são: futebol de campo, futsal, basquete, handebol, vôlei, peteca, atletismo, ciclismo, truco, buraco, xadrez, dama, karatê, judô, natação, tênis de mesa, sinuca, entre outras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por