A equipe masculina júnior de handebol da Soebras/Funorte ficou em sétimo lugar no campeonato brasileiro da categoria. A comissão técnica entendeu que foi boa a participação da equipe montes-clarense pois foram 14 equipes e principalmente pelo fato de que 11 anos depois um representante de Moc volta a disputar a competição.
- O que se pode perceber é que o nosso handebol não está muito longe do alto nível brasileiro, pois a equipe da Funorte mostrou disciplina tática e técnica, e o que se nota é a falta de participação em campeonatos a nível nacional, ou seja, volume de jogo. O campeonato mostrou equilíbrio entre as equipes, uma vez que a equipe atual campeã e favorita a Metodista de São Paulo, não conseguiu a conquista do bi-campeonato – avaliou a treinadora Francis Almeida.
A treinadora salientou ainda que a equipe da Funorte nos seus três jogos, sempre no primeiro tempo de jogo não conseguia impor o seu ritmo. Isso só acontecia no segundo tempo. Disse ainda que a equipe da Funorte foi prejudicada pela não particpação da equipe do Acre, onde a mesma fez dois jogos a menos.
As equipes de Maringá do Paraná e Itajaí de Santa Catarina, que faziam parte da chave da Funorte - considerada a mais forte da competição - foram as finalistas do campeonato, sendo que o Maringá ficou com o título.
O técnico da Seleção Brasileira adulta, o espanhol Jordi Ribera, esteve presente em todos os jogos no ginásio de esportes, Francisco Salgado, em Tubarão – Santa Catarina.
SELEÇÃO
De acordo com a treinadora Francis Almeida, a uma expectativa em torno da comissão técnica da Funorte, em torno da convocação de atletas da Funorte para a Seleção Brasileira de júnior, principalmente pela boa apresentação no brasileiro e por serem dois anos mais novos que atletas de outras equipes.
2007
Francis esclarece ainda que é um sonho da comissao técnica da Soebras/Funorte trazer para Montes Claros a fase final do campeonato brasileiro de 2007 para dar seqüência ao trabalho que vem sendo feito.
A equipe perdeu para o Maringá por 34 a 22, depois perdeu para o Itajaí por 35 a 25 e na disputa do sexto lugar foi derrotado por 30 a 29 pela Força Atlética de Góias. O artilheiro da equipe foi Pacele com 20 gols marcados.