Simplezinho, mas bonitinho! - Campeonato de futebol do Grande Santos Reis completa 41 anos sendo sustentado pelos próprios torcedores

Jornal O Norte
23/08/2011 às 20:05.
Atualizado em 15/11/2021 às 06:04

NAIRLAN CLAYTON BARBOSA


Repórter

Terminou no último fim de semana o Campeonato do Grande Santos Reis. A equipe do Vasco foi campeã do Torneio, vencendo o San Remo por 1 a zero, em partida que teve recorde de público no Estádio Alberto Woods, no campo da Lafarge, antiga fábrica de cimento. Quase 1.500 torcedores prestigiaram a final da 41º edição do Campeonato. 

Onze equipes disputaram o título este ano: Vila Atlântida, Garra, Volta Redonda, Nova morada, Olímpia, Castelo, Cidade industrial, Vasco, San remo e Independente. As equipes se enfrentaram nas modalidades aspirante e titular.

Mas, em 41 anos de existência, a realização do Campeonato do Grande Santos Reis não tem muito o que comemorar. Segundo o presidente da Liga de Futebol, Manoel Messias, as dificuldades existem todos os anos porque a entidade não tem nenhuma ajuda nem do município, nem do setor privado para organizar o campeonato.

- A ajuda é bem pouca, e só chega bem depois que nós já realizamos o torneio. Quando chega se transforma em quase nada por causa do tempo e da defasagem. Já chegamos a ficar quase um ano aguardando verba da secretaria de Esportes.

Manoel Messias ainda diz que para pagar a arbitragem, que é o que encarece a manutenção do Campeonato, a maioria dos clubes organiza bingos e festas onde o dinheiro arrecadado é revertido justamente para acertar com os árbitros e auxiliares que trabalham nos jogos.

- O que é muito caro – ressalta.

Muito descaso para uma entidade que vem ajudando na redução da criminalidade em uma das regiões da cidade mais afamadas pela violência. E que, segundo informações do presidente da Liga, vem contribuindo para mudar este perfil na região.

- Nós atuamos em conjunto com a Polícia Comunitária aqui no Grande Santos Reis, e segundo a coordenação da Polícia Militar, em nosso bairro, o índice de criminalidade baixou quase 70%, e muito disso se deve ao envolvimento da comunidade com o esporte - declarou Manoel Messias.

Enquanto esperam ajuda, os moradores do Grande Santos Reis comemoram mais um ano em que realizam um Campeonato forte e organizado, com a colaboração dos próprios moradores e torcedores fanáticos dos seus clubes. Um exemplo a ser seguido e uma demonstração de que quando o povo quer, é possível se organizar.


 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por