Teve início na manhã de ontem no ginásio Darcy Ribeiro, no MCTC - Montes Claros tênis clube, a I Paraolímpiadas de Montes Claros. A solenidade de abertura contou com a presença de várias autoridades como o prefeito Athos Avelino, o sub-secretário de esportes, Coró Barbosa, o gerente de esportes, Eustáquio Saraiva, o vereador Valcir da Ademoc, a diretora do Sesc, Edna de Souza David, entre outros.
Houve desfile das equipes, juramento do atleta, execução do hino nacional, e que teve a interpretação para os alunos surdos.
Houve em seguida, apresentação de danças de voz e violão, apresentação de ginástica rítmica da aluna Rosileia Lima da Apae, apresentação do grupo de dança da Escola Vovô Clarice, apresentação dos alunos da Escola Capelo Gaivota e apresentação de judô com o professor Walter Katão, inclusive com a participação do atleta com deficiência visual, Clerison.
Após a solenidade começaram a disputa de cabo de guerra.
PARTICIPANTES
Participam da competição cerca de 200 atletas de sete equipes: Ademoc – Associação de deficientes de Montes Claros, Asmoc – Associação de surdos de Montes Claros, Escola de Educação Especial Abdias Dias de Souza, Adevimontes – Associação de deficientes visuais de Montes Claros, Escola Capelo Gaivota, Apae – Associação de pais e amigos excepcionais e Escola Vovô Clarice.
As modalidades são: cabo de guerra, futsal, atletismo, natação, tênis de mesa, queimada, judô, dominó, judô, buraco, xadrez e dama. Os jogos acontecem no Sesc e no MCTC.
- O objetivo da competição é a inclusão e a participação de todos os alunos com alguma deficiência no esporte – diz o vereador e presidente da Ademoc – Valcir.
