Poliana Fonseca
Colaboração para O Norte
Em declarações à reportagem de O Norte, o secretário municipal de Juventude, Esportes e Lazer, Sebastião Pimenta falou sobre a reativação da pasta de esportes, sobre os planos da secretaria, sobre a construção do tão sonhado estádio de futebol de Montes Claros, de parcerias e também sobre reformas no campo do Cassimiro.
A respeito da nova secretaria de esportes, ele disse que ela ainda está sendo organizada, e que vai ser criado um calendário oficial da nova pasta.
– Nós estamos primeiro organizando a secretaria que até então não existia, não atendia à expectativa da população de Montes Claros, principalmente dos desportistas. Estamos criando, também, um calendário oficial para a secretaria, que também não existia – afirmou Pimenta.
A respeito da verba destinada à secretaria, Sebastião Pimenta reiterou que a pasta está sendo criada agora e que isso influi na questão. O projeto ainda terá tramitação na câmara municipal.
– Uma vez recriada a secretaria, é que nós poderemos efetivamente agir. Saberemos então quais serão os recursos. Vamos, a partir daí, programar, planejar. Nós sabemos que os recursos não são muitos, por isso nos temos que gastar bem esses recursos. Temos que buscar a parceria do governo do Estado e do governo federal, para que a gente possa fortalecer o esporte em Montes Claros, não só o esporte profissional, mas o esporte especializado, esportes radicais, enfim, todo o esporte – explicou o secretario.
Sebastião Pimenta declarou que vai ajudar o Formigão para que ele dispute o campeonato mineiro de 2010 (foto Xu Medeiros)
BASE
Segundo Pimenta, o planejamento será base da secretaria de Juventude, Esportes e Lazer. Para ele planejar será primordial, e que depois será criado o calendário oficial e nele será incluso o campeonato rural, o campeonato dos times das várzeas etc.
A secretaria já faz um levantamento desses campos, já visita vários deles, o campo do Delfino Magalhães, o campo do Cruzeirinho na Renascença, do Vasquinho dos Santos Reis entre outros. O secretario afirmou que a maioria desses campos precisa ter um vestiário, alguns precisam ser gramados urgentemente, outros precisam ser iluminados.
– Nós estamos fazendo esse levantamento das necessidades não só dos campos, mas das quadras poliesportivas, todas elas praticamente abandonadas. Nós já fizemos esse levantamento e agora, uma vez que a secretaria foi reativada, já temos o custo e vamos começar a trabvalhar. Vamos começar essas reformas que precisam ser feitas e com o calendário oficial nós já vamos nos programar com o recurso para que a gente desenvolva esses campeonatos e para que de uma forma melhor, organizemos o esporte na nossa cidade – disse Pimenta.
O ESTÁDIO DO MOCÃO
Atualmente a secretaria de Juventude, Esportes e Lazer tem em caixa 2 milhões e 200 mil reais, e com esse dinheiro pretende realizar uma parceria com a Unimontes para que sejam construídas no campo de futebol da universidade, as arquibancadas com capacidade para 15, 20 mil pessoas, resolvendo assim o problema do estádio de Montes Claros.
Segundo Sebastião Pimenta, na época do prefeito Jairo Ataíde foi feito um grande projeto que era a Vila Olímpica, e que dentro dela existiria um campo de futebol, o Moção, que resolveria o problema do esporte na cidade. A secretaria já fez um levantamento e constatou que devido a prestações de conta, o projeto permanece inviabilizado.
- Ele está travado pela justiça e não será liberado enquanto ainda estiver com pendências a resolver. Dessa forma a prefeitura está trabalhando politicamente para que esses recursos possam minizar o problema que existe atualmente a respeito do estádio de futebol – disse.
FUNORTE
– Vamos apoiar o Funorte, que agora vai disputar a segunda divisão, vamos apoiar para que ele possa chegar à elite do futebol mineiro. Para isso, nós precisamos ter um campo de futebol – acrescentou o secretario.
Ainda segundo ele, o meio mais rápido e mais viável para resolver a questão do estádio de futebol seria essa parceria com a Universidade estadual de Montes Claros, e que se não der certo, uma outra possibilidade seria investir nos campos que existem na cidade, como o Cassimiro que é bem localizado.
- Ele poderia ser ampliado, não ao nível do campo da Unimontes, porque ali dá pra gente fazer arquibancadas, mas menores. Uma alternativa seria a prefeitura reformar o campo do Ateneu, que está praticamente abandonado. O projeto é de nós fazermos ali um grande estádio, também para poder atender Montes Claros. Nós vamos por parte. Primeiro, vamos tentar resolver essas pendências judiciais e viabilizar a construção do Mocão. Porém, eu acho difícil pelo que eu pude ver nos levantamentos que fizemos. Vamos tentar essa parceria com a Unimontes, ou então vamos partir para o campo do Cassimiro, ou ainda para a ultima alternativa que seria o campo do Ateneu - ressaltou.
