Nairlan Clayton Barbosa
www.sapatada.blogspot.com
Sábado, 06 de setembro de 2008. Um dia deveras histórico e de muita alegria para os amantes do futebol montes-clarense. Num tempo em que este esporte é sempre sinônimo de fama e de dinheiro, vimos que o jeito alegre e gostoso de jogar ainda remanesce. Ainda sobrevive! Foi assim na tarde do último sábado quando o futebol menino da equipe Júnior do Funorte superou a arrogância do futebol vindo da capital.
Na verdade, os jogadores do Cruzeiro entraram em campo e viram um estádio José Maria Melo abalrroado de torcedores, de famílias, de jovens, de velhos, de pais e de mães, todos imbuídos do desejo de observarem os meninos do Funorte jogar. E de vencer. E não se dececpcionaram!
Foi suado, é verdade, mas vimos no rosto dos garotos a vontade de ganhar, a vontade de demonstrar um futebol aguerrido, um futebol desprovido de interesses e que tem visado muito mais o futuro do que o presente. E isso sem sombra de dúvida valorizou a vitória tricolor.
Para quem esteve presente na Arena do Todos os Santos, com certeza foi gostosa a tarde esportiva. Partindo para cima do adversário, sem tomar conhecimento, o “Formigão” Jr mostrou que não é projeto para um ano só. Ganhou do adversário por mérito. Por que teve vontade de vencer e vontade de sagrar-se vitorioso. Reconheceu que não se pode jogar de salto alto, como fez contra a equipe do Democrata de Sete Lagoas na primeira partida. Aprendeu a lição e demonstrou que está vivo no Campeonato Mineiro de Júniores. E alegrou a tarde das famílias presentes no José Maria Melo.
Nem mesmo o comportamento agressivo da torcida Máfia Azul de Belo Horizonte presente no estádio foi suficiente para estragar a festa, ou foi capaz de reter a alegria das famílias presentes em campo.
E depois de presenciar a alegria dos torcedores nas arquibancadas chegamos a conclusão de que é disto que nós precisamos. Ver o futebol de Montes Claros resgatado. Ver Pais, Mães, filhos, filhas e namorados torcendo pelo Tricolor.
Ahhhh, as camisas. Estava bonito de se ver no estádio o número incomensurável de camisas do “Formigão” vestidas pelos torcedores.
Que alegria!
É assim que se faz futebol!
É assim que se vê futebol!
E foi assim que os meninos do Funorte fizeram história na tarde de sábado.
Conta-se que há muitos anos, talvez até mais de 20, uma equipe de um time Júnior de Montes Claros não vencia o Cruzeiro de BH.
E para alguém que não esteve presente ou não acompanhou a transmissão da Rádio Expressão FM 104.9 no último sábado, e por causa disso duvide que era mesmo o Cruzeiro de Belo Horizonte que estava jogando, é válido lembrar que atuaram contra o Funorte Jr, jogadores que atuam na equipe profissional azul celeste. Nomes como Bruno, Eliandro, Josean, Maiko e Fidel jogaram contra um Diogo atuante, um Martinez que segurou firme a zaga. Um Alemão que acordou no jogo. Um Saulo que defendeu e atacou na sua real função de Ala. Um Gerinha que entrou no segundo tempo e desconsertou a defesa cruzeirense, com sua velocidade e um Breno que também foi muito positivo quando solicitado pelo técnico Edvaldo Bento.
Desta forma, foi apresentado a Montes Claros a nova geração do futebol montes-clarense que está viva na competição.
Portanto, leitor, e sobretudo, torcedor do Funorte, vamos lotar o Estádio José Maria Melo no próximo sábado e vamos torcer para que a equipe supere mais um desafio, que é vencer a equipe do Operário de Monte Carmelo. Parodiando meu colega na Rádio Expressão FM, o comentarista Geraldo Sá, “Em vencendo”, o time do Funorte estará com um pé na classificação para o hexagonal decisivo.
Vamos participar da grande chance de resgatar o futebol que há muito se foi perdido na nossa querida princesinha do Norte.
Para você que ainda não teve a oportunidade de ver os meninos do “Formigão” brincando de futebol sério, faça como a música com que a banda musical Nagib presenteou o Funorte: “ ...vista, vista, vista essa camisa tricolor êo,êo...”