Nairlan Clayton Barbosa
Ontem ficamos devendo para o nosso leitor da “Sapatada” as informações sobre o nosso querido Montes Claros Futebol Clube, o “Bicho”.
Tão logo leu, e o Grandíssimo Carlúcio Bicalho já nos enviou a informação, e com ela um recado em nosso celular que dizia categoricamente: “As informações já constam em seu e-mail”. Esse Carlúcio Bicalho é verdadeiramente uma grande pessoa. Sem contar que, no nosso programa Placar Eletrônico – Na Trave, o Carlúcio já é convidado de honra.
E agora nos prestigia com mais esta gentileza de enviar-nos um breve resumo da história do time do Montes Claros Futebol Clube, que moveu multidões há cerca de pouco mais de dez anos, período em que fez renascer e brilhar nos olhos do montesclarino a paixão pela pelota mais linda do mundo.
Pois então, segundo o desportista Carlúcio Bicalho, o Montes Claros Futebol Clube foi fundado em 28.8.92 pelo empresário Joeville Paulo Mocellin, gaúcho, torcedor fanático do Grêmio, nome que inicialmente ele queria dar ao clube recém criado. Tanto que o uniforme do “Bicho” era exatamente igual ao do time dos pampas.
O apelido “Bicho” veio de uma música de sucesso daquela época, do cantor baiano Ricardo Chaves que se chamava “É o bicho”, uma coqueluche na cidade, que terminou sendo aprovado pelos diretores.
Inicialmente disputou competições locais, até galgar o profissionalismo, onde permaneceu
nos anos de 92/93.Teve em seu plantel o ex-craque do Atlético Mineiro e da seleção brasileira Éder Aleixo.
Encerrou suas atividades em 1998, ante às dificuldades estruturais comuns aos clubes
do interior.
O “Bicho” também não criou caricatura para o seu mascote.
Aliás, por idéia do próprio Carlúcio, e a exemplo dos clubes da capital, os times de tradição da nossa princesinha do norte poderiam se unir e convidar um cartunista para criarem os seus mascotes, e caricaturá-los.
O bom de um mascote é que ele identifica o Clube e se perpetua na posteridade.
O Funorte não perdeu tempo. Não só ganhou o apelido de “Formigão” como já tem em sua simbologia uma Formiga, para delírio dos torcedores. É muito comum e tradicional vermos o “Formigão” entrar em campo com o time e fazer sempre suas firulas para a torcida na nossa querida Arena do Bairro Todos os Santos.
De qualquer maneira, ainda há tempo para as demais agremiações possam aproveitar e também criar em conformidade com seus apelidos, os mascotes de suas equipes.
Fica aí a sugestão do Carlúcio.
Não basta ser pai, tem que participar.
AQUELE ABRAÇO: Hoje para o Diretor da Comissão de Arbitragens da Liga Montesclarense de Futebol, Arlen Leiva. Depois de um bate papo gostoso na última terça feira no Automóvel Clube na reunião em preparação para o evento do Troféu Bola Cheia, ele nos adiantou que teremos ótimas novidades para este ano, especificamente para o mês de Março, quando provavelmente será realizado o curso de arbitragem na cidade. Trabalho sério este realizado pela Comissão de Arbitragem. Preste atenção nisso. Prestem atenção.
