Sapatada na rechonchuda: O incentivo aos desportistas

Jornal O Norte
Publicado em 16/01/2009 às 11:21.Atualizado em 15/11/2021 às 06:49.

Nairlan Clayton Barbosa


www.sapatada.blogspot.com



Ontem à tarde recebi mensagem da comissão organizadora do Troféu Bola Cheia avisando que teremos mais um reunião preparatória para a cerimônia deste ano.



O que os amantes do esporte podem esperar do Troféu Marcelino Paz do Nascimento nesta edição de 2009?



Posso garantir para todos que a realização do evento este ano estará realmente homenageando aos melhores e aos que fizeram diferença no futebol no ano que passou.



Mas, talvez, o amigo leitor ainda não parou para tentar entender melhor a importância deste Troféu para nossa querida princesinha do norte.



Na capital conhecemos três importantes premiações que reconhecem o trabalho daqueles que fizeram pelo esporte no ano corrente que são extremamente importantes no cenário mineiro: O Troféu Guará, instituído pela Rádio Itatiaia justamente com esta nobre finalidade e que há muitos anos vem prestigiando o futebol e o esporte mineiro, o Troféu Telê Santana, criado pelo grupo dos Associados também com a mesma finalidade e o mesmo propósito, e o mais recente destes prêmios, o Troféu Globo Minas, também instituído pela emissora dos “Marinho” para premiar os melhores do campeonato.



A verdade é que da mesma maneira que estes prêmios incentivam os participantes a fazer cada dia melhor em suas respectivas funções, assim também o Troféu Bola Cheia tem criado a perspectiva e a expectativa de que aqueles que se esforçaram em suas modalidades recebam o reconhecimento da sociedade.



E não há nada melhor do que ser reconhecido por desempenhar um bom trabalho naquilo que é profissional.



Ainda o fator de que as pessoas precisam saber que os bons profissionais existem dentro da comunidade, ao contrário dos aventureiros, que estão aí apenas com segundas intenções o tempo inteiro e não esbanjam nenhum pouco de amor a sua profissão, ao seu ofício.



É aí que vejo a importância de mais essa edição do Troféu Bola Cheia. A valorização dos profissionais de verdade e daqueles que fizeram o melhor em sua profissão no último ano.



Foi uma primorosa idéia do ex-jogador, ex-bancário e atual desportista, o nobre Denarte Dávila.



Será lembrado por muitos e muitos anos por esta criação.



E o mais importante que a cada ano que passa, a importância que vai ganhando a premiação obriga os organizadores a serem mais rigorosos no seu critério de apuração e aprovação daqueles que realmente merecem.



Com certeza eles estão quebrando a cabeça para definir e chegar mesmo a um consenso sobre quem leva os prêmios nas diversas modalidades.



À medida que formos nos aproximando de mais uma edição do Troféu Bola Cheia, estarei informando aos leitores da coluna “Sapatada na Rechonchuda” sobre as modalidades que serão agraciadas.



Vamos nos informar e prestigiar, este, que se tornou o prêmio mais importante para os desportistas montesclarenses e até mesmo norte mineiros.



Tenhamos a devida consciência da importância que é ser reconhecido por aquilo que se fez de bom e de melhor no esporte em nossa cidade, em nossa região.



Deveras, o Troféu Marcelino Paz do Nascimento, o Bola Cheia, é um incentivo para os jovens que tem a opção de se empenhar por um caminho sadio e correto, que é o caminho longe das drogas, e do envolvimento com a marginalidade.



Que seja o grande nome para elevar também nossa Montes Claros cada vez mais ao lugar que merece no cenário esportivo.



Palmas para o Bola Cheia!






AQUELE ABRAÇO: Foi com muita satisfação que recebi e-mail do professor Jonas Melo de Belo Horizonte nos parabenizando pela nossa coluna aqui no Jornal e pelo Blog “Sapatada na Rechonchuda”. Não conheço pessoalmente o professor, mas gostaria de poder ajudar a uma série de informações que ele gostaria de obter. Portanto, transcrevo abaixo o e-mail enviado por ele e peço aos que tiverem informações que possam envia-las a mim no meu e-mail nairlanclaytonbarbosa@hotmail.com que publicarei aqui na coluna dando o crédito a quem me enviou a informação e a explicação que será imediatamente enviado ao Professor Jonas Melo. Abaixo o e-mail:


 


Prezado Nairlan Clayton Barbosa,


 


Inicialmente comunico-lhe que leio constantamente seus artigos no jornal (via eletrônica) como na coluna “Sapatada na reconchuda”. Entretanto venho por meio deste solicitar de V.Sª as seguintes informações:



- Por que o Ateneu é conhecido como “BROCA”? O mascote do time também é “BROCA”? Existe uma imagem do mascote?



- “O Casimiro de Abreu é denominado como “ o mais querido”? O mascote do time é o “Leão da Vila Operária”? 



Existe uma imagem do mascote?



-   “ O Montes Claros era conhecido como o “BICHO”? Existe uma imagem do mascote?



- Caso seja possível gostaria das mesmas informações a respeito de times que aparentemente já estão extintos como o Ipê e o União que já disputaram campeonatos de futebol profissional em Minas gerais.



As informações solicitadas são muito importantes para um projeto que venho elaborando e que posteriormente comunicarei a V.Sª.



Também agradeceria a indicação de outras pessoas que possam me ajudar.



Agradeço antecipadamente.


Prof. Jonas Melo



Belo Horizonte/MG

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por