O Projeto Handebol Montes Claros, coordenado pelas professoras Francis Almeida e Mercês Silva, com o suporte dos irmãos Lucas e Matheus Nagem, encerra o ano de 2016 com grandes conquistas.
Na noite da última segunda-feira (12/12), um balanço da participação das equipes da categoria de base e do adulto foi apresentado para patrocinadores, parceiros, imprensa, atletas e seus familiares no Buffet Casabella.
O saldo deste ano é bastante positivo nos dois naipes (masculino e feminino) e demonstra a força que o esporte tem na cidade. Maior colecionador de títulos da história de Montes Claros, o Handebol mais uma vez fechou a sua temporada como a modalidade coletiva que trouxe mais troféus para a Princesa do Norte, como é carinhosamente conhecida a nossa cidade.
Da base ao profissional, a comissão técnica e os atletas não mediram esforços para levar o nome de Montes Claros, além das fronteiras do Estado. Foi a única cidade que esteve em todas as competições oficiais da Federação Mineira de Handebol (FMH), além da participação na Copa Do Brasil em Manaus/AM em maio deste ano e a terceira colocação no campeonato nacional, e pela primeira vez, participou da principal competição nacional a Liga de Handebol Feminino.
Esta competição reúne as 19 melhores equipes do país que disputaram zonais. Montes Claros participou da Conferência Sul/Sudeste/Centro ao lado de grandes equipes como UNC/Concórdia/SC; São Bernardo/ADC-Metodista/SP; Abluhand/FURB/FMD-Blumenal/SC e Esporte Clube Pinheiros/SP.
- Ganhamos experiência para 2017. Jogamos praticamente com atletas das categorias Júnior e Juvenil e não deixamos nada a deseja contra essas fortes equipes que vivem quase que exclusivamente para o esporte. Por isso, mesmo não classificando para a fase final, o saldo foi bastante positivo - explicou a técnica Francis Almeida.
Ano vitorioso
Em 2016, o Projeto Handebol Montes Claros teve nada mais nada menos que oito títulos e 13 troféus entre 1º, 2º e 3º lugares, sendo cinco primeiros lugares em competições oficiais da FMH. 1º lugar no Cadete Masculino; 1º lugar no Cadete Feminino; 1º lugar no Júnior Masculino; 1º lugar no Juvenil Feminino, 1º lugar no Juvenil Feminino; 1º lugar nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) no Masculino e 1º lugar no JEMG Feminino.
Ainda 5º lugar no Infantil Feminino (participando pela primeira vez); 3º lugar no Infantil Masculino; Campeão das fases microrregional e regional e vice-campeão Estadual dos Jogos de Minas – Minas Olímpica – no Feminino; e pelo Masculino Montes Claros foi Campeão das fases Microrregional e Regional. E fechando o ano, no início de dezembro na cidade de Juiz de Fora, na Zona da Mata, Montes Claros ficou com os dois segundos lugares no Mineiro Adulto Masculino e Feminino e o 3º lugar na Copa do Brasil Feminina de Handebol.
Além do inédito título para o Estado nos Jogos Escolares da Juventude, conquistado em João Pessoa/PB. O que assegurou vaga para a participação no Sul-Americano que está acontecendo em Medellín/Colômbia, mas que por falta de verbas foi cancelado a participação da delegação brasileira através de comunicado oficial enviado no último dia 08/12 pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
- Isso foi um total desrespeito aos atletas de todas as categorias. Eles se empenharam. Deram o melhor de si para representar o seu Estado e iriam fazer a mesma coisa pelo país. Mas, este sonho lhes foi arrancado de forma frustrante e sem o menor respeito - desabafou o técnico Lucas Nagem.