Começa neste domingo (16) o tradicional Campeonato Rural de Montes Claros, o Ruralzão. (DIVULGAÇÃO)
Com 1.020 atletas inscritos em 17 equipes nas categorias Aspirantes e Titulares, os jogos do Campeonato Rural de Montes Claros ocorrerão aos domingos, de 16 de junho a 22 de setembro, em vários campos rurais. A entrada é gratuita.
Para Edmilson Alves de Souza, o Baianinho, coordenador dos campeonatos da primeira fase e do amador, o campeonato rural é importante porque promove interação entre as comunidades. “É uma oportunidade de lazer para essas comunidades. São jogadores de várias idades e os menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis para participar.
Os jogos da primeira fase serão realizados na zona rural, e a partir das quartas de final, semifinais e final, os jogos serão em Montes Claros, nos estádios Ateneu, Cassimiro, Rubens Durães Peres e João Botelho. “O campeonato é realizado há mais de 40 anos com o objetivo de promover o esporte rural”, conta Souza, que dizque “por enquanto, não há planos para um campeonato rural feminino”.
De acordo o gerente comercial e participante do time Lagoinha Futebol Clube, Geraldo Alves Marreira Filho, que disputa o campeonato a 15 anos, o campeonato deste ano será disputadíssimo, já as equipes se prepararam e se reforçaram para ir em busca do título de campeão. “Será uma competição intensa e equilibrada, sem favoritos. Quem fizer a melhor campanha leva o título”, frisa.
Geraldo lamenta apenas a falta de apoio da prefeitura e de patrocinadores, que segundo ele, poderiam alavancar ainda mais o torneio, garantindo um espetáculo ainda mais bonito. “Temos muitos gastos com o translado de uma comunidade para outra. Acredito que uma premiação em dinheiro ajudaria a valorizar o campeonato. Quem sabe a prefeitura não abra uma licitação para isso?”, finaliza Filho.
O Ruralzão começa com partidas em vários campos. Confira, acima, o calendário.