Coordenador e idealizador da Olibamoc, Jaime Tolentino, esteve reunido com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, em Brasília, para buscar recursos para a realização da competição que começa em maio e afirma que será uma das melhores competições de Minas Gerais
Heberth Halley
Repórter
O professor de Educação Física, coordenador e idealizador da Olibamoc - Olimpíadas de Bairros de Montes Claros, Jaime Tolentino, esteve em Brasília reunido com o ministro dos Esportes, Orlando Silva, para buscar recursos para a realização da competição que vai está de volta a partir do mês de maio.
- Tivemos a primeira conversa com o ministro. Falamos sobre o evento que movimentava a cidade na década de 80 e 90, explicamos como a Olibamoc promovia a integração dos bairros e revelava atletas. Na próxima quarta-feira, enviaremos um projeto para ser analisado no ministério dos Esportes para conseguir recursos para a competição – diz Jaime Tolentino.
O professor e coordenador da Olibamoc, Jaime Tolentino e o ministro dos esportes, Orlando Silva se reuniram em audiência em Brasília (foto: WILSON MEDEIROS)
O coordenador frisou que está confiante em poder voltar com a Olibamoc, que este ano terá a promoção do jornal O NORTE DE MINAS e com a realização da Soebras, e promete realizar um dos melhores eventos já visto em Montes Claros e Minas Gerais.
A idéia é resgatar a Olibamoc em seu formato original.
REUNIÃO
No dia 10 haverá no auditório do colégio São Norberto a reunião com as lideranças esportivas de cada bairro e no dia 14 de março, no ginásio do Sesc, será lançada oficialmente a 19ª Olibamoc, com a presença ilustre do secretário de Estado de Esportes e de Juventude, Gustavo Corrêa. O professor disse que já está em negociação com alguns parceiros como o Sesc e a Unimontes.
Jaime Tolentino explicou que a competição durante vários anos revelou inúmeros atletas para as diversas modalidades. Além também de ter descoberto lindas meninas no miss Olibamoc e que tiveram a oportunidade de desfilar em diversas cidades de Minas Gerais e até mesmo do Brasil.
A Olibamoc foi criada e promovida pelo SESC em 1979, mas 1996, por força política, não mais aconteceu a competição.
MODALIDADES
Serão 21 modalidades: Futebol de campo, futsal, vôlei, handebol, basquete, peteca, ciclismo, montain bike, skate, queimada, truco, buraco, karatê, atletismo, corrida rústica, tênis de campo, tênis de mesa, natação, dama e xadrez. Além do desfile miss Olibamoc, no último dia do evento.
O coordenador disse que tem conversado com muito desportistas e atletas sobre a volta da Olibamoc e que vários deles estão preocupados com a segurança dos jogos.
- Em todo lugar precisa-se de segurança. Vamos privar pela segurança dos jogadores e árbitros, e do local do jogo. Vamos sentar com as lideranças e ver qual a melhor forma para realizar os jogos com toda segurança – explica Jaime Tolentino.
Com relação ao sistema de disputa bastante discutido entre os desportistas ele avisa que tudo será analisado com serenidade.
- Vai depender do número de equipes inscritas em todas as modalidades. Podemos fazer regionalizado, ou até mesmo em sistema de chaves com jogos nas diversas quadras e ginásios de Moc – diz.
JAIME TOLENTINO: ‘HOJE NÃO SABEMOS QUEM SÃO AS LIDERANÇAS ESPORTIVAS DE CADA BAIRRO’
O professor Jaime Tolentino salientou que no próximo dia 10, às 19h, será realizado no auditório campus São Norberto, a primeira reunião com as lideranças esportivas de cada bairro para tratar de assuntos relacionados a Olibamoc.
- O tempo foi passando e perdemos as identidades esportivas. Hoje não sabemos quem são as lideranças esportivas de cada bairro. Antigamente, sabíamos quem era a cabeça pensante daquele bairro. Hoje se perdeu – afirma Jaime Tolentino que explica ainda que essa reunião é para saber, atualmente, quem são as lideranças esportivas dos bairros.
- A intenção da Olibamoc é fazer com essas lideranças movimente os atletas de seu bairro para a disputa da Olibamoc - conclui.
