Poliana Fonseca
Colaboração
Estava marcada para ontem, dia 6 de janeiro, a reapresentação do time do Funorte no Centro de Treinamento, mas segundo o gerente administrativo do Funorte Esporte Clube, Jeibson Moura, a volta dos jogadores que estão de férias, aos treinamentos, foi adiada para o dia 12 de janeiro, próxima segunda feira, às 10h.
(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)
No treinamento, o time do Formigão
Questionado pela reportagem a respeito dos novos nomes que irão integrar o plantel de jogadores contratados para a disputa da segunda divisão do Campeonato Mineiro, e também dos atletas que deixarão o Formigão, o administrador executivo do clube, Cristiano Júnior disse que só dará essas informações no final da semana.
- Só vamos anunciar os nomes dos jogadores que foram contratados pelo clube, dos que permanecerão e dos que vão deixar o Funorte no final desta semana - disse Cristiano Júnior.
Já estão confirmadas, no entanto, as saídas dos jogadores Osvaldir, que foi sondado pelo Ipatinga, Carioca, Bocão e Welington Dias.
Os jogadores entraram de férias no final do ano passado após a conquista do título do mineiro da segunda divisão para descansarem durante o feriado de final de ano, e a partir da reapresentação no dia 12 eles terão um trabalho árduo pela frente. Enfrentarão equipes fortes e tradicionais como o time do Ipatinga, o Poços de Caldas, URT, Democrata de Sete Lagoas, Araxá, Caldense, Ideal, Formiga, Itaúna, Valério Doce e América da cidade de Teófilo Otoni.
A conquista do título trouxe muita festa, comemoração e alegria, mas junto com a satisfação de jogadores, comissão técnica, diretoria, e torcedores vem, também, muita cobrança - e a expectativa se tornou muito grande por parte de todos, para que o Funorte E.C. realize uma boa atuação no módulo B, e represente a nossa princesinha do norte – Montes Claros – na elite do futebol profissional de Minas Gerais.
DECLARAÇÕES
Em entrevista a rádio Expressão FM 104,9 o administrador executivo da equipe profissional do Funorte falou de assuntos como contratações, parcerias, do planejamento para o ano de 2009, entre outras questões.
Sobre o título conquistado ele afirma que o planejamento é o segredo do sucesso
- É preciso fazer as contas dos jogos. É importante ressaltar que não tivemos problemas extra campo porque os jogadores eram experientes e profissionais. Alguns jogadores saíram do clube e isso não vazou por causa do planejamento - disse Júnior.
A respeito de parcerias Cristiano Júnior afirma que houve contato com o América para o fornecimento de jogadores ao Funorte. O problema, segundo ele, é que tanto o América quanto o Atlético querem ceder jogadores que eles não aproveitam de forma alguma, deixando os custos para o Funorte. Já com o time do Cruzeiro seria diferente: a própria raposa banca o jogador que vier para o Formigão.
Ainda em declaração à rádio Expressão, Júnior disse que a diretoria pretende olhar para jogadores do próprio Norte de Minas que já tiveram oportunidade nos grandes clubes do estado, em times como Cruzeiro e Atlético.
E sobre o aproveitamento de jogadores do time júnior ele afirmou que a comissão vai subir jogadores para auxiliar a equipe principal, pois o Funorte terá jogos às quartas feiras e aos domingos, sendo que muitos jogadores mais experientes não agüentarão a jornada.
- Assim a base será aproveitada.
Falou também a respeito do treinador Luiz Eduardo
- Desde o princípio sempre acreditamos no trabalho do Luiz Eduardo e na sua forma de conduzir a equipe. É claro que num determinado momento a torcida sempre exigia mais empenho e mais resultado da equipe, mas, baseado no propósito de Luiz Eduardo, acreditamos realmente no seu trabalho e o mantivemos no comando do Formigão – afirmou Cristiano Junior durante a entrevista.
O TÍTULO
Depois passar para a categoria profissional, em menos de dois anos, efetuando uma campanha brilhante no ano de 2008, o time que tem como presidente de honra Ruy Muniz, conquistou o acesso ao Módulo II do campeonato. O maior feito do clube foi protagonizado no dia 21 de dezembro de 2008, quando o Funorte venceu o time do Santarritense por 3 a 0, fora de casa, conquistando o título de Campeão Mineiro da Segunda Divisão (Série C), levando pra casa o seu primeiro troféu oficial.
Para reforçar aquele time, os dirigentes contrataram vários atletas experientes, o principal deles o atacante Ditinho, que foi duas vezes artilheiro do campeonato mineiro da primeira divisão. Com o clube agora no módulo II, com muito empenho, esforço e dedicação, após a conquista do título no ano passado, ser campeão e subir para o grupo de elite do Campeonato Mineiro em 2010, enfrentando equipes como Cruzeiro e Atlético aqui em Montes Claros e por todo o estado, virou o sonho de todos os montes-clarenses.
RETROSPECTIVA
O Funorte Esporte Clube foi fundado em 2002 logo após a criação do curso de Educação Física das Faculdades Unidas do Norte de Minas - FUNORTE. Em 2003 foi montado um time de futebol para a disputa dos jogos Universitários de Montes Claros.
Na montagem da equipe ao lado do professor Paulo César Neves, que foi campeão brasileiro no América (MG) e trabalhou em diversos times do Brasil, estavam alguns professores de Educação Física, entre eles Walter Moura, Flávio, Jeibson Moura, Jaime Tolentino e Jomar Almeida e vários acadêmicos como Hebert Halley, Daniel Candango, Andrey Souza, Nego, José Queiroz, Fabinho, Dinha Luiz, Cássio Maia, João Paulo Melo e Lantony.
Efetuando um bom desempenho na modalidade de jogos universitarios a equipe conquista o título e em 2004 se inscreve na segunda divisão do campeonato amador de Montes Claros. A partir daí o Formigão, apelido dado ao time e que faz referência ao Arraial das Formigas, antes de virar a cidade de Montes Claros, disputou várias competições, conquistando dentre elas o tri campeonato universitário em 2004, 2005 e 2006.
O Formigão desde então veio se destacando no futebol norte mineiro e, percebida a carência de um time profissional representante de Montes Claros, em 4 de maio de 2007 é lançado oficialmente no Campus JK na Funorte, o Funorte Esporte Clube.
Modelos e atletas desfilaram apresentando o uniforme da equipe. O evento contou com a presença de esportistas, desportistas, torcedores e jornalistas, totalizando mais de mil pessoas.
OUTRAS EQUIPES
Além do time de futebol profissional do técnico Luis Eduardo, juniores, juvenil e infantil, o Funorte Esporte Clube montou equipes de competição de várias modalidades como o futsal, comandado pelo técnico Geraldo Majela Durães, handebol da técnica Francirléia Nascimento, karatê, equipe que tem como participante o atleta Antonio Marcos, um dos principais karatecas do Brasil somando mais de 180 títulos, ciclismo, que é composto pelos atletas Sebastião Amorim, Wilton Batista e Paulo Afonso Andrade, tendo também equipes de super cross, xadrez, vôlei, basquete, atletismo, peteca e box, entre outras.
