Heberth Halley
Repórter
Foi realizado no último fim de semana, em Montes Claros, no auditório da Câmara municipal o curso de arbitragem de futebol, ministrado pelo vice-presidente da comissão de arbitragem da FMF – Federação mineira de futebol e representante FIFA, José Eugênio, que veio no lugar do ex-árbitro de futebol, Lincoln Afonso Bicalho, devido problemas de saúde.
Participaram do curso 78 pessoas, um número considerado bom pela organização do evento.
- Foi um número expressivo de inscrições em Montes Claros. Isso mostra que as pessoas estão interessadas em se tornar árbitros e precisamos de muitos árbitros no quadro da federação e na CBF – Confederação mineira de futebol – diz José Eugênio.
Segundo ainda o vice-presidente da comissão de arbitragem os cursos tem como objetivo passar as regras atuais e qualificar os árbitros. Isso faz com o nível da arbitragem melhore, pois é uma atividade muito exigida.
Todos os árbitros e assistentes da LMF – Liga montes-clarense de futebol participaram do curso. Muitos comentaram a importância de um curso como este para o quadro da LMF.
- Precisávamos de um curso como este. Vem nos qualificar e dar condições de saber novas regras e dúvidas a respeito da arbitragem – diz o árbitro Ailton Tavares.
O experiente árbitro Reinaldo, salientou que estes cursos devem acontecer todo ano, para que assim os árbitros possam estar sempre atualizados.
- É sempre bom se qualificar e reciclar. Nós árbitros esperamos que tenha sempre estes cursos – diz Reinaldo, considerado um dos principais árbitros da cidade.
Um dos organizadores do evento, o presidente da CAF – Comissão de arbitragem de futebol de Montes Claros, Arlen Leiva, ficou muito satisfeito com a quantidade do número de inscritos e que o curso atingiu o objetivo.
- Quando eu e Ivan assumimos a CAF, queríamos sair da mesmice e não ficar apenas escalando árbitros. Resolvemos realizar o curso, e agora deu certo, e atingiu o objetivo. Esse curso vem qualificar os árbitros, que há anos não tinham cursos – diz Arlen Leiva que já prepara mudanças para este ano no quadro da LMF.
- Este ano para as fases semifinais do campeonato amador só serão escalados os árbitros que estiverem aptos fisicamente – afirma o presidente da CAF, lembrando que serão realizados testes físicos com os árbitros de Montes Claros, através de uma parceria com a Funorte e que não estiver bem fisicamente de acordo com os testes não serão escalados.
No curso não tinha só árbitros, havia também dirigentes e desportistas interessados em saber mais sobre as regras de arbitragem.
- Como dirigente de equipe de futebol amador é sempre bom estar por dentro das regras. A LMF acertou em trazer o curso de arbitragem e isso faz com que os árbitros possam se qualificar e reciclar para as futuras arbitragens – diz o presidente do Cruzeiro do Santos Reis, Ide.
Atualmente, estão surgindo jovens árbitros em Montes Claros e região, que sonham em se tornar árbitro FIFA e desses é Cristiano Pereira, que no ano passado foi eleito o melhor árbitro assistente da LMF, recebendo o Troféu Bola Cheia Marcelino Paz do Nascimento, e que sonha em se despontar no cenário brasileiro e mundial como árbitro.
- Este curso é muito importante, só vem engrandecer e qualificar ainda mais a arbitragem de Montes Claros e região – diz o jovem árbitro Cristiano Pereira, que há três anos vem exercendo a atividade no quadro da LMF e que quer seguir a atividade de árbitro.
O vice-presidente da comissão de arbitragem da FMF, José Eugênio, disse que é fácil se tornar do quadro da CBF.
- O árbitro tem que se apresentar pela liga local à FMF, levar os documentos exigidos, realiza uma prova e fazer um teste físico. Selecionado em todos os testes o árbitro estar apto a arbitrar, primeiro nas categorias de base para ir pegando experiência e depois no profissional. A partir daí vale o seu desempenho como árbitro – explica José Eugênio, que finalizou que o curso ministrado por ele possa ter contribuído para a qualificação dos árbitros.