Willian Cavalcanti
Colaboração para O NORTE
Criado em fevereiro de 2007, o projeto Educação Popular surgiu com a intenção de proporcionar a jovens carentes a oportunidade de acesso ao ensino superior. Desde seu início, o projeto, promovido pela Funorte/Soebras e coordenado pelo professor Everaldo Ramos, vem registrando ótimos resultados, tendo vários estudantes participantes aprovados no vestibular.
Atualmente, atende mais de 2000 jovens de sete unidades, nos bairros: Independência, São Judas, Major Prates, Amazonas, Santo Expedito, JK, Delfino Magalhães, em Montes Claros, além da comunidade de Porteirinha, no Norte de Minas.
No próximo domingo, 08 de junho, no campus Amazonas da Funorte, será realizado, das 8 da manhã até às 17hs, um encontro visando a integração das sete unidades do projeto.
Segundo Everaldo Ramos, “serão realizadas aulas temáticas com os professores, teatro de loucos na representação das obras utilizadas no vestibular, além de uma revisão geral para o vestibular. O encontro tem por finalidade sanar as dúvidas na reta final do vestibular.”
O encontro contará também com palestras de motivação e relaxamento com profissionais especializados e a presença dos alunos do pré-concurso, que já obtiveram mais de 30 aprovações no concurso municipal para Agentes Comunitários e Técnicos de Enfermagem no PSF – Programa Saúde da Família de Montes Claros.
O professor de Geopolítica João Paulo, conta que no início foi difícil, mas que hoje eles já vêem os resultados. “O projeto começou com um sonho de dar um futuro aos estudantes carentes de Montes Claros. Hoje colhemos os resultados de nossos esforços e comemoramos a cada vitória conquistada por nossos alunos. Alunos que grandiosamente conquistam, mesmo diante de tantas dificuldades, um espaço nas universidades e concursos mais concorridos da região.”