Uma das mais tradicionais equipes de futebol de Montes Claros, o Nasa esporte clube, além de disputar várias competições na cidade, como: campeonato amador, júnior, varzeano, Minas Brasil, Toninho Rebello, entre outros, tem buscado através do Projeto Asas de Águia trabalhar o esporte com crianças carentes da região do Bairro São Judas e adjacências.
O presidente do Nasa e idealizador do projeto, Márcio, diz que muitos são os problemas para se desenvolver o projeto que tem mais de 150 crianças cadastradas.
- São muitos problemas, o principal deles é a falta de um campo digno para as atividades. O campo localizado no Bairro São Judas, no qual a equipe mantém as atividades, não oferece as mínimas condições da prática do futebol. É preciso que o poder público tenha mais interesse com projetos como este, pois muitas crianças, jovens e adolescentes têm encontrado no futebol um caminho longe das drogas e muitas coisas maléficas para a sociedade – esclarece Márcio.
- Além do caráter social, o projeto do Nasa tem revelado vários jogadores – frisa o presidente do Nasa.
Ao longo desses anos, o Nasa revelou atletas para o futebol montes-clarense e até mundial, caso de Fabiano Spock, Douglas, Piruca, Wagner, Luisinho, Guina, Cuíca, Rafinha, e o principal deles, o zagueiro Evaldo Veja, com passagens pelo Grêmio e que hoje atua no futebol japonês, além de Felipe Alfonsin, que jogou no Atlético, entre outros; como o meia Ramon, um dos destaques do campeonato amador de júnior e disputou a taça BH de Júnior para o Fluminense de Florestal.
As atividades acontecem sempre aos sábados, a partir das 7 h, com crianças a partir dos seis anos. Márcio pede aos interessados que queiram ser parceiros do projeto que compareçam ao campo do Nasa, situado à rua Pablo Leal Coutinho, no São Judas e conversar com o próprio presidente. Ou pelo telefone 3214-7919 ou 9955-1012.
