O programa Minas Olímpica, que pretende estimular o desenvolvimento de atletas olímpicos e paraolímpicos, chega a Montes Claros. A iniciativa é do governo do estado através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer que, inicialmente, beneficiará 50 alunos na faixa etária de 10 a 14 anos, pertencentes à Rede Municipal de Ensino (RME).
O trabalho será desenvolvido a partir da estruturação e garantia de acesso de crianças e adolescentes a um amplo sistema de apoio ao esporte. Participam do programa os estudantes do ensino fundamental nas escolas João Valle Maurício, no bairro Vilage do Lago; Ruy Lage, no bairro JK; Geraldo Pereira de Souza, no bairro Monte Carmelo; Mestra Fininha, no Conjunto Ciro dos Anjos; e Alcides Carvalho, no bairro Vera Cruz. Outros 100 alunos, oriundos da rede pública estadual de ensino, também fazem parte do programa.
PARCERIA
O Minas Olímpica ocorrerá nas dependências do Sesi Minas, na Vila Regina, nas modalidades de Natação Mista (4ª e 6ª feira), Futebol de Salão Masculino e Feminino (3ª e 5ª feira) e Voleibol Masculino e Feminino (4ª e 6ª feira). As aulas serão ministradas por profissionais contratados pelo Sesi Minas.
O programa que tem sua produção executiva a cargo da ONG Humanizare, foi iniciado em janeiro de 2006, como pioneiro no País. A intenção é que, até o final do ano, o Minas Olímpica abranja cerca de 40 municípios e um contingente aproximado de seis mil estudantes de 10 a 18 anos.
A primeira fase do programa, entretanto, pretende contemplar algo em torno de 344 mil crianças e adolescentes de 440 escolas-referência mineiras.
Segundo informações da Sedese – secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes, o investimento total do Minas Olímpica chegará a R$ 6 milhões.
