O professor de Educação Física e do Ibituruna Tennis center, Marcos César Gomes, após ler a reportagem com o professor de Educação Física, Wagner Rodrigues, da Prosaúde, sobre os benefícios da modalidade e o que precisa para melhorar em Moc, envia email para esclarecer e informar que muitas coisas vêm acontecendo na cidade, inclusive com montes-clarenses sendo destaque no tênis do país.
O professor cita que a cidade de Montes Claros, e em especial a academia Ibituruna Tennis Center, continua sendo um referencial em termos de qualidade no Estado.
- A academia e conseqüentemente a cidade de Montes Claros, é respeitada em todos os locais onde se pratica tênis de competição no Estado. Isto pode ser facilmente comprovado em conversas com profissionais de outras cidades. Em termos de número de jogadores, nunca houve tantos praticantes como agora. A cidade possui muitas quadras e quase todas estão com ocupação máxima. São realizados anualmente cerca de uma dezena de torneios e ainda nos anos de 2005 e 2006 foi organizado pela minha academia o Novo Nordisk Tennis Open, torneio que na sua última edição recebeu mais de 200 inscrições – esclarece Marcos César.
O professor diz ainda que além da escola especializada no ensino do tênis a cidade possui ainda uma loja especializada em produtos para tenistas.
- Temos, portanto, uma ótima estrutura. Contudo, ainda, estamos trabalhando para melhorar e fazer crescer ainda mais nossa condição para desenvolver o tênis - salienta.
Em relação à participação em torneios ele afirma que a cidade continua brilhando nos grandes centros.
- Após uma excelente campanha no tênis juvenil, onde se tornaram campeões estaduais e nacionais, em simples e duplas, os gêmeos Renato e Felipe Oliveira passaram da idade de competir a nível júnior e entraram para uma faculdade para seguir com os seus estudos, mas ainda assim dedicam-se a ministrar aulas de tênis. Outros jogadores seguem disputando e vencendo jogos fora da cidade. Temos participado muito do Circuito CTBC de Tênis, organizado pela Liga Triangulina de Tênis, sediada em Uberaba. Trata-se do maior circuito para juvenis e adultos realizado em Minas, atraindo participantes de diversos Estados – diz Marcos César, que completa que em 2006, ano da primeira participação da equipe, ele foi vice-campeão da etapa realizada em Uberaba e semi-finalista da etapa máster, em Patos de Minas.
Já em 2007 a participação dos montes-clarenses aumentou e venceu jogos em todas as etapas com os juvenis. Marcos César só participou da primeira etapa, saindo nas quartas-de-final. Segundo o professor fecharam o ano com dois jogadores sagrando-se campeões e ainda um em segundo lugar.
COMO TREINADOR
Marcos César, informa que como treinador, possui uma credencial internacional de profissional do tênis, expedida após aprovação em inúmeros testes, por uma organização mundial de professores de tênis, e tem participado constantemente de seminários para treinadores e visitas a torneios profissionais e outros professores da academia têm feito o mesmo.
Em outubro de 2007 o professor da Ibituruna Tennis Center esteve participando como um dos membros da delegação brasileira do congresso mundial de treinadores, organizado pela Federação Internacional de Tênis, em Asunción, Paraguay. Pela primeira vez o congresso foi realizado na América do Sul.
DESTAQUE
De acordo com o professor outros profissionais envolvidos com o tênis também têm se destacado. O fisioterapeuta especializado em tênis Paulo Roberto Carvalho é, há vários anos, o fisioterapeuta oficial do torneio profissional internacional realizado em Belo Horizonte. Em 2007 foi também contratado para trabalhar como fisioterapeuta da equipe do Perú, para a Copa Davis de Tênis. Paulo Roberto esteve presente em 2007, quando venceram a equipe da Bielo-Rússia e estará também presente em fevereiro próximo, quando os peruanos enfrentarão os espanhóis, provavelmente com Rafael Nadal e David Ferrer, duas das maiores estrelas do tênis mundial. Paulo Roberto também foi contratado para uma das etapas da Copa Petrobras de Tênis, o segundo maior circuito de torneios profissionais da América do Sul. Atualmente o fisioterapeuta montesclarense trabalha com o jogador número um do Brasil, o gaúcho Marcos Daniel, número 105 do ranking mundial. No último mês de dezembro Paulo Roberto esteve também trabalhando com uma das maiores estrelas do tênis mundial, Gustavo Kuerten, o Guga.
Marcos César finaliza dizendo que muitas coisas acontecem no tênis local. Mas que infelizmente todos estão tão envolvidos que não têm tido tempo para a divulgação de tantas coisas, o que não significa que nada tem acontecido.