(Arte HD)
No final do ano passado, quando foi procurado pelo Internacional para assumir o time nesta temporada, Eduardo Coudet, que fazia sucesso no comando do Racing, da Argentina, onde foi campeão nacional, pegou referências sobre o futebol brasileiro com Jorge Sampaoli, que dirigiu o Santos em 2019 e foi vice-campeão da Série A.
Neste sábado (22), os dois clubes se encontram, como protagonistas, às 19h, no Beira-Rio, em Porto Alegre, com o Colorado recebendo o Atlético no principal confronto da 5ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
Além do fato de serem argentinos e da relação de amizade, há outro ponto que une os dois treinadores: ambos carregam a responsabilidade de encerrar longos jejuns de títulos no Brasileirão.
No G-12, grupo que conta com os grandes clubes do futebol brasileiro, o terceiro com mais tempo sem levantar a taça da principal competição do país é o Botafogo, há 25 anos.
O Internacional ocupa a segunda posição neste ranking às avessas, com 41 anos, e o Atlético é “líder”, com 49.
Projeto
O projeto dos dois clubes é buscar uma vaga na Copa Libertadores do ano que vem. Mas a esperança de colorados e alvinegros é pelo fim do jejum.
“É um treinador que me ajudou muito, que tenho uma boa relação e que me abriu as portas para conversar e trocar ideias”, falou Coudet na última quarta-feira (19), depois de o Internacional fazer 3 a 0 no Atlético-GO, no Beira-Rio, pela 4ª rodada do Brasileirão.
Após a derrota de 2 a 1 para o Botafogo, no mesmo dia, no Engenhão, que custou a liderança da Série A ao Atlético, Jorge Sampaoli falou sobre a consulta de Coudet antes do acerto com o Colorado, do apreço que tem pelo treinador adversário deste sábado e da dificuldade que o jogo deve proporcionar pela qualidade dos dois times.
Um ponto interessante é que após a definição da saída de Coudet do Racing, no ano passado, o clube de Avellaneda teve em Sampaoli a sua primeira opção, pois ele deixaria o Santos.
O negócio não evoluiu, assim como uma possível ida para o Palmeiras, e Sampaoli começou 2020 sem clube, acertando com o Atlético em março para assumir a vaga do venezuelano Rafael Dudamel, que foi demitido pela diretoria atleticana após o clube fracassar nas Copas Sul-Americana e do Brasil diante de adversários modestos e de nível técnico bem inferior.
A caminhada para tentar acabar com o jejum de títulos brasileiros é longa para os dois treinadores argentinos, pois a Série A tem 38 rodadas, mas uma escala importante dela será neste sábado, no Beira-Rio.
Dúvidas
Os dois treinadores têm dúvidas para definir os seus times, sendo que Sampaoli pode até mesmo promover a estreia do agora atacante Eduardo Sasha. Contratado esta semana, ele foi apresentado na última quinta-feira (20), na Cidade do Galo, e já viajou com a delegação para Porto Alegre.
Apesar do longo tempo sem atuar, a necessidade de um homem de referência pode fazer Sampaoli lançar o jogador, revelado nas categorias de base do Internacional, como meia-atacante, mas que virou centroavante no ano passado, com o atual treinador atleticano no comando.
Assim como em todos os jogos do Galo, a escalação do time só será uma certeza uma hora antes da partida, quando é obrigatória a divulgação.
No Internacional, Eduardo Coudet perdeu o centroavante Guerrero, com lesão no joelho, para o restante da temporada. E seu reserva imediato, Willian Potker, foi expulso na vitória sobre o Atlético-GO. Assim, Yuri Alberto, contratado ao Santos, deve comandar o ataque. Uma dúvida é entre o veloz Marcos Guilherme e o meia Boschilla.
A FICHA DO JOGO
INTERNACIONAL
Marcelo Lomba; Saravia, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick e Marcos Guilherme (Boschilia); Thiago Galhardo e Yuri Alberto. Técnico: Eduardo Coudet
ATLÉTICO
Rafael; Mariano (Guga), Réver, Alonso e Guilherme Arana; Allan e Jair (Alan Franco); Savarino (Marquinhos), Hyoran e Keno; Marrony (Eduardo Sasha). Técnico: Jorge Sampaoli
HORÁRIO: 19h
ESTÁDIO: Beira-Rio
CIDADE: Porto Alegre
MOTIVO: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
ARBITRAGEM: Luiz Flávio de Oliveira, auxiliado por Daniel Luis Marques e Evandro de Melo Lima, todos de São Paulo
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)
TRANSMISSÃO: Premiere