O coordenador da 19ª Olibamoc - Olimpíada de Bairro de Montes Claros e professor Jaime Tolentino, esteve na redação de O NORTE na tarde de sexta-feira, para explicar a ação judicial que a prefeitura de Montes Claros entrou contra a Olibamoc.
Segundo Jaime Tolentino, a prefeitura de Montes Claros alega que a Olibamoc é dela, mas explica que eles não têm registro no INEP e nem patente para provar de que a competição é deles.
- Muitos sabem que criei e idealizei a Olibamoc em 1979, quando ainda era funcionário do Sesc. Realizamos três anos com o apoio do Sesc. No ano de 1982, com a eleição municipal passamos a coordenação da Olibamoc para a secretaria de Esportes e foi comandada pelo secretário da época, Hamilton Trindade. Mas sempre estive na coordenação – diz o professor, que ainda esclarece que mais tarde foi convidado pelo ex-prefeito Tadeu Leite para ser o secretário adjunto de esportes e novamente organizou a competição, de 1993 a 1996. Ressalta que no ano seguinte com a administração de Jairo Ataíde foi extinta.
Ele explica que muitas pessoas perguntam a ele porque voltou este ano com a Olibamoc e não em outros anos.
- Após a saída de Tadeu Leite, estive focado na implantação do curso de Educação Física da Unimontes. Depois fiquei em Portugal durante três para finalizar o doutorado. Após isto, por diversas vezes encontrei com o prefeito Athos Avelino e sempre perguntava a ele porque a prefeitura não voltava com a Olibamoc. Mas ele sempre prometia que iria voltar com outro nome: Jogos abertos de Montes Claros. Mas como eu vi que não iria realizar, principalmente após a extinção da secretaria de Esportes, busquei apoio da Funorte, governo do estado de Minas Gerais e ministério do Esportes, através do deputado Ruy Muniz e após 12 anos voltei com a Olibamoc, competição que eu idealizei – explica.
O coordenador da 19ª Olibamoc lembra ainda que na época da última eleição para prefeito a classe esportiva fez diversas reuniões com os candidatos a prefeito de Montes Claros como: Athos Avelino, Gil Pereira e Tadeu Leite, e pedimos a volta da Olibamoc.
Jaime Tolentino diz que contratou assessores jurídicos e já pediu o registro, a patente da Olibamoc, provando ser criação do professor de Educação Física e não da prefeitura.
- Na realidade é uma grande idiotice política do prefeito entrar com uma ação judicial como esta, de impedir que a realização da Olibamoc, que é um bem coletivo, envolvendo milhares de pessoas. Infelizmente, eles não tiveram a competência e a sensibilidade para realizar novamente a competição – finaliza Jaime Tolentino.
PREFEITURA
A reportagem de O NORTE entrou em contato por telefone com a sub-secretaria de Esportes de Montes Claros. O sub-secretário Coró Barbosa disse que não sabia do assunto e que isto não era coisa da secretaria de esportes.
Diante da resposta do sub-secretário, a reportagem de O NORTE procurou a assessoria jurídica da prefeitura para falar do assunto, mas também não souberam explicar, e por último, O NORTE entrou em contato com a Ascom - Assessoria de Comunicação da prefeitura, e disseram que retornaria até o final da edição. Até o fechamento desta edição, a Ascom não se pronunciou sobre o assunto.