FMC define calendário oficial de ciclismo,
com Montes Claros tendo 10 competições
Heberth Halley
Repórter
No próximo domingo, 20, haverá a primeira prova do ano de ciclismo em Minas Gerais, a Prova Criterium, no circuito do Parque Municipal, a partir das 8h. A prova vai abrir o calendário oficial da FMC – Federação mineira de ciclismo. A prova de domingo terá quatro categorias: elite open, sub-23, máster sub30 e máster. Nessa prova a classificação é feita pelo tempo. Na elite open e sub-23 os atletas deverão correr durante uma hora e meia, e já na máster sub30 e máster o tempo será de uma hora e 15 minutos. Haverá premiação para os cinco melhores de cada categoria.
A entidade divulgou o calendário anual, e Montes Claros além de fazer a abertura das competições mineiras terá no total de 10 provas, todas rankiadas pela FMC, e com o III grande Prêmio de ciclismo no dia 06 de julho rankiada pela CBC – Confederação brasileira de ciclismo.
O desportista e comissário regional da FMC , Juan Farina, afirma que neste ano todos os atletas para participar das provas deverão estar federados, sendo que a FMC não irá aceitar caso o atleta não esteja nas condições exigidas.
Farina ressalta que 2007 foi muito bom para o ciclismo montes-clarense e que os ciclistas começaram a ter um reconhecimento e uma valorização maior. E, é preciso e já está passando da hora de Montes Claros ter uma equipe de ciclismo, haja vista, que a FMC não vai aceitar o ciclista correr sem equipe.
Para este ano Farina crê que terá um ano ainda melhor do que no ano passado.
- Muitos ciclistas estão buscando parceiros e patrocínios, para competir e para as viagens, e ainda estão mais conscientes de que é preciso federar, tanto que outros ciclistas montes-clarenses já se federaram. É necessário ainda um exame eletrocardiograma que a federação exige, para regularizar o cadastro na FMC – diz Juan Farina, que explica ainda que cada atleta deve pagar uma taxa anual de R$ 30 junto à federação.
Salienta que as provas não serão restritas somente aos ciclistas de Montes Claros, sendo abertas a todos os ciclistas mineiros. Com isso, os atletas montes-clarenses só têm a ganhar em está competindo com outros ciclistas de um nível maior e conseqüentemente aumenta o próprio nível, colocando assim Moc como parte dos bons ciclistas de Minas Gerais.