Vinícius Barreto
Colaboração para O Norte
PIRAPORA - Hudson Peixoto é uma das promessas do Brasil para os jogos Pan-americanos que acontecerá em julho deste ano no Rio de Janeiro. O piloto de bicicross é uma das revelações da cidade, sendo espelho para os novos integrantes do esporte.
Com oito anos de idade Peixoto começou a se interessar pelas corridas de bicicross. Mas tudo começou aos 11 anos, onde se dedicou mais às corridas. Aos 12 anos consagrou-se campeão brasileiro por equipe. Aos 15, foi para o Equador disputar o campeonato Sul-americano conquistando a primeira colocação. Dos 16 aos 18 continuou ganhando títulos pelo país. Em 2002 foi o único brasileiro a chegar na final e a participar do mundial na categoria Junior Men que vai dos 17 aos 18 anos. De 2003 a 2005 não competiu no país, Peixoto foi para os Estados Unidos competir, mas não deu certo e voltou para o Brasil. Em 2006 teve uma fratura no pulso, por causa disso, ele entrou na metade do campeonato brasileiro e ficou entre os quatros do Ranking nacional, já na categoria máxima (Elite Men) do esporte.
Este ano o piloto foi para duas competições internacionais, a primeira aconteceu em janeiro na cidade de Mendonza – Argentina, corrida esta válida para o Ranking UCI (internacional), onde foi semifinalista. Esta competição contou com a participação dos melhores pilotos da América do Sul, totalizando 32 competidores. Na cidade de Viña del Mar – Chile, o piloto no primeiro dia ficou em quinto e no segundo foi semifinalista.
Depois do carnaval terá uma seletiva do Brasil para os jogos Pan-americanos que acontecerá no Rio de Janeiro no início de julho deste ano. Os quatro melhores corredores (dois homens e duas mulheres) da categoria Elite que somarem mais pontos irão para a competição em julho. Serão quatro etapas, a primeira e a segunda será em Paulínia – SP e a terceira e quarta etapa será na cidade de Rio do Sul – SC no mês de março.
A rotina de treinos de Hudson para as competições internacionais se reveza em academia e na pista de bicicross – uma das melhores pistas do país.
O bicicross em Pirapora é o esporte que mais tem prestigio na cidade levando o nome do município para outros paises como França, Estados Unidos, Colômbia, Equador, Chile e Argentina. A participação de pilotos piraporenses em campeonatos é motivo de muito orgulho para a população.
Todos os anos, a cidade está na lista dos municípios que disputam uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Bicicross, atraindo delegações de 19 estados brasileiros e mais de 350 pilotos. A competição acontece na pista que fica as margens do Rio São Francisco – ponto turístico de Pirapora.