
De sexta-feira (11) a domingo (13), Pirapora, no Norte de Minas, será palco de mais uma etapa do Campeonato Mineiro de Handebol Juvenil. O torneio acontece no Ginásio Poliesportivo do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) e reúne oito delegações de várias regiões do estado, movimentando o esporte e a economia local. Além dos atletas da casa, entre os destaques estão as equipes juvenis masculina e feminina do Montes Claros Handebol/AEESB. Montes Claros participa da competição com uma equipe feminina e uma masculina, na categoria juvenil, voltada para atletas entre 12 e 17 anos.
Segundo o professor de Educação Física Thiago Patrick Pinto, um dos organizadores da competição, a realização da etapa em Pirapora é definida pela Federação Mineira de Handebol, responsável pela gestão das fases do campeonato em todo o estado. “Estamos organizando a etapa zonal do campeonato aqui em Pirapora, atendendo à coordenação da federação, que define onde cada fase será realizada. Coube a nós sediar esta etapa e garantir a estrutura necessária para receber as equipes participantes”, afirmou.
O torneio reúne grandes promessas da modalidade e contará com a participação de equipes tradicionais do interior mineiro. No masculino, competem: E.E. Clara Menezes — Jaíba, Prefeitura de Bocaiuva, Prefeitura de Pirapora e o Montes Claros Handebol / Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB). Já no feminino, o desafio será contra as equipes da Prefeitura de Pirapora, Prefeitura de Serra do Salitre e Prefeitura de Teófilo Otoni.
Além de fomentar o esporte, a competição tem impacto positivo na economia da cidade. “A gente consegue movimentar o comércio. Serão oito delegações, com equipes vindas de toda Minas Gerais e com grande público para assistir ao campeonato”, detalhou Thiago. “Estamos todos entusiasmados. As delegações começam a chegar na quinta-feira (11), por volta do meio-dia, e o restante ao longo do dia. A comissão técnica está muito empolgada”, finalizou.
MONTES CLAROS
A equipe de handebol de Montes Claros participa da etapa juvenil do Campeonato Mineiro, visando fortalecer a formação de atletas de base e ampliar a experiência competitiva dos jovens jogadores. De acordo com Mercês Silva, professora de Educação Física e coordenadora do projeto Handebol AEESB, o time é formado por atletas novatos, mas a preparação vem sendo contínua desde o ano passado. “Estamos com uma equipe nova, porém fomos bem classificados na categoria cadete em 2023”, explicou.
A professora destaca a importância das competições no processo de amadurecimento esportivo dos jovens. “A competição é o momento em que o atleta vivência, na prática, o que aprendeu nos treinos. É uma experiência que envolve adrenalina, emoção e aprendizado, diferente da rotina de treinos com os colegas de sempre”, afirmou.
Com foco no futuro, a equipe já mira voos mais altos. “Nosso objetivo é disputar o Campeonato Brasileiro no ano que vem com esses atletas. Por isso, é fundamental que eles ganhem vivência agora, para chegarem mais maduros e preparados. Acreditamos que temos chances de chegar à fase final”, avaliou.