Heberth Halley
Repórter
Muitas crianças já sonharam em ser um jogador de tênis de campo como os atletas de nível como Guga e Fernando Meligeni. Em Montes Claros não é diferente, mas a falta de escolinha, treinamento, competições, locais de jogos e divulgação da mídia têm se limitado a poucas pessoas a praticarem o esporte na cidade. Anos atrás tinha mais adeptos do tênis e tanto que no final da década de 90 e início de 2000 surgiram em Moc os gêmeos Felipe e Tiago Oliveira que durante muito tempo se destacaram no cenário esportivo, conquistando vários títulos. Mas eles pararam de praticar e competir. Depois deles, a cidade não teve outras revelações no tênis em nível estadual.
Hoje existem alguns praticantes de tênis na cidade em locais como Max Min clube, Sesc, Ibituruna tênis clube, MCTC, mas ainda falta muito para alcançar os grandes centros. De acordo com o professor de Educação Física, Wagner Rodrigues, falta muito para a cidade crescer na modalidade, mas a tendência é crescer cada vez mais.
- O que falta em Montes Claros são mais competições, intercâmbios, clínicas, cursos, divulgação, apoio e além do mais, colocar nas faculdades como disciplina de Educação Física. Hoje existe apenas na Unimontes. Creio que com tudo isso, sem dúvida, aumentava a prática e o gosto pelo tênis na cidade – diz Wagner Rodrigues, que é credenciado pelo Cref – Conselho regional de Educação Física e Confef – Conselho federal de Educação Física.
O professor da Escola de Tênis Prosaúde do Sesc, e que atua na área há cinco anos diz que a prática do tênis traz muitos benefícios para os praticantes.
- Melhora a coordenação motora, atenção e concentração, percepção e tomadas de decisão, no humor, diminuindo assim o estresse pelo serviço e pela vida agitada. Normaliza também a pressão arterial e os níveis de glicemia permitindo também que o colesterol elevado diminua para níveis aceitáveis e ajuda no emagrecimento – afirma Wagner Rodrigues, que salienta ainda que a prática do tênis leva à pessoa a perder entre 700 e 1200 kcal por um período de várias aulas praticadas, dependendo da intensidade e do tempo de prática em níveis de treinamento até um pouco mais do que isso.
O professor esclarece também que a prática do tênis previne contra diversas doenças e ajuda no tratamento de artrite, artrose, osteoporose, diabéticos, hipertensos, obesos e pessoas com problemas cardiovasculares.
No Porsaúde Sesc o professor ministra aulas para iniciação ao tênis para crianças de 6 a 10 anos no horário de manhã no valor de R$ 35. Já para os adolescentes e adultos tem horários na parte da tarde e à noite de segunda-feira a sábado.
O professor Wagner finaliza que no Prosaúde Sesc, desde 2005, existem equipes de treinamento para disputa de competições como o campeonato mineiro e brasileiro e outros torneios. Há também treinamento para grupos especiais como: cadeirantes, hipertensos, diabéticos e obesos. Informações pelo telefone: 3082-2837 ou 9949-9299.