Foto: Divulgação ![]() Corrida de orientação tem mapa de satélite como planilha para os participantes |
Nairlan Clayton Barbosa - Repórter
A corrida de orientação é uma nova modalidade que deriva das provas de Enduro a pé que tomaram conta dos praticantes de trekking em 2012 e 2013. Vai ser a primeira vez que reunirá atletas em Montes Claros.
A prova vai ser disputada em 3 categorias: Individual Feminino, Individual Masculino e categoria Equipes. Todos os participantes vão receber medalhas. O percurso vai ser de 5 quilômetros e os participantes só devem saber a direção que têm que tomar no momento da largada.
O organizador do evento, Fáusio Silva, o Bicho do Mato, exemplificou que a corrida de orientação, embora seja derivada do Enduro a pé, tem muitas diferenças e exige cautela e cuidado dos atletas para não errar o percurso.
“Os partcipantes recebem um mapa, que na verdade é uma foto de satélite mostrando em quais os pontos eles deverão passar. Através da orientação eles vão se localizar e se posicionar neste mapa e passar nos pontos em ordem crescente. Assim que chegarem, apresentarão os mapas com os pontos registrados em que eles passaram. Quem cruzar todos esses pontos em menor tempo vai ser o vencedor da prova” explica o Bicho do Mato.
Fáusio ainda explica que a possibilidade de atletas inexperientes participarem e obterem sucesso é muito grande, uma vez que a Corrida de Orientação é mais simples que o Trekking. “É uma corrida bem mais simples que o Enduro a pé, por isso eu acredito que vai cair nas graças dos praticantes” diz Fáusio.
A 1ª Corrida de Orientação vai ter largada no Parque da Sapucaia neste domingo, ás 8 da manhã. Estima-se que o percurso total leve cerca de 45 minutos para cada equipe.