FUTEBOL FEMININO
Desde 1996, o futebol feminino é disputado nas Olimpíadas, com dominância dos Estados Unidos, que chegou a todas as finais e só não levou o ouro em 2000, perdendo para a Noruega.
A Seleção Brasileira disputou sua primeira partida em 1986, quando enfrentou os Estados Unidos num amistoso internacional e foi derrotada por 2 a 1. Até hoje participou de todas as edições da Copa do Mundo Feminina e do Torneio de Futebol dos Jogos Olímpicos.
Além disso, disputa amistosos internacionais e outras competições como os Jogos Pan-Americanos, o Campeonato Sul-Americano de Futebol Feminino, e anualmente, desde 2009, disputa o Torneio Internacional de Futebol Feminino.
A Seleção Brasileira de Futebol Feminino é a melhor seleção da América do Sul. Além disso, tem a melhor jogadora do mundo, Marta, camisa 10, e eleita por 5 anos seguidos pela FIFA (de 2006 a 2010) como a melhor jogadora de futebol do planeta.
É considerada uma das melhores seleções de futebol feminino do mundo. Apesar de ter pouco (e, muitas vezes, nenhum) apoio de dirigentes, torcida e imprensa, sempre está bem posicionada no Ranking da FIFA. Porém, não tem nenhum título expressivo de nível mundial.
MONTES CLAROS
A atleta de maior expressão do futebol feminino na região norte-mineira é Izabela Daiany Spínola. Ela foi cinco vezes ganhadora do Troféu Bola Cheia como melhor atleta de Montes Claros.
Foi Campeã Brasileira pelo Montes Claros Tênis Clube na Taça Brasil de Clubes (MCTC), Campeã Mineira por três vezes (MCTC e SR Filadélfia de Governador Valadares), Campeã dos Jogos de Minas e vice-campeã brasileira de Fut-7 (MocF-7)
Foi também vencedora do quadro “Bola Cheia” do programa Fantástico, exibido pela TV Globo.
Hoje, depois de se formar em Educação Física, ela atua como personal trainner e desenvolve três projetos sociais para pessoas carentes, no bairro Maracanã.