O Basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).
O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo.
O basquetebol é disputado nos Jogos Olímpicos modernos desde Berlim 1936. Em St. Louis 1904, apareceu como esporte de exibição. O torneio feminino estreou em Montreal 1976.
Os maiores vencedores são os Estados Unidos, criadores do esporte, com 14 das 18 medalhas de ouro no masculino, e 7 das 10 no feminino.
O basquete foi um dos primeiros esportes a aceitar a presença de profissionais, embora os Estados Unidos só começassem a mandar atletas da NBA em 1992.
As seleções africanas não vencem uma seleção de outro continente desde Atlanta 96, quando a seleção masculina de Angola derrotou a Coreia do Sul por 99 a 61. Em Londres 2012, a seleção masculina da Nigéria derrotou a Tunísia (também da África) por 60 a 56.
MONTES CLAROS
O destaque atual do basquete em Montes Claros é a atleta Kamilla Soares, pivô, que foi convocada de forma oficial para a Seleção Brasileira de Basquete Feminino Sub-15. Única de Minas Gerais chamada pela técnica Anne Sabatinni, seu nome figurou entre os 18 da lista para a sessão de treinos especiais que acontecerá entre 1 e 14 de novembro, em São Sebastião do Paraíso.
