Foto: Leonardo Maciel![]() Secretário de esportes afirmou em programa de rádio que o Mocão está liberado para ser construído |
Nairlan Clayton Barbosa - Repórter
Em entrevista ao programa Du Café Com Leite que vai ao ar nas manhãs da semana na Rádio Terra AM 760, o Secretário falou sobre as primeiras ações realizadas na pasta e respondeu perguntas dos ouvintes sobre a situação do esporte em Montes Claros.
Sobre as ações executadas em 2014, o Secretário explicou o que foi feito desde que assumiu em 2013.
Ainda no programa o Secretário ressaltou sobre o fato de, ao assumir o comando do Campeonato Municipal, ter feito com que o futebol pudesse acontecer, já que haviam 3 anos que as decisões da competição estavam sendo impugnadas. “Em 2013 eu fui ao Campo do Cassimiro e presenciei uma cena lamentável. Torcedores na arquibancada, o que é muito difícil. Torcedor lá e simplesmente não houve a final. Foi um desrespeito ao torcedor e aos clubes participantes” desabafou o Secretário.
Na segunda parte da entrevista ouvintes fizeram perguntas principalmente sobre a atual situação do campo do Ateneu e também sobre a construção do Mocão.
Indagado sobre a situação do Campo do Ateneu, e por que não houve reformas no local até agora, o Secretário Andrey Souza explicou que problemas com a escritura do local impossibilitaram qualquer tipo de melhorias no Estádio João Rebelo. Mas deu uma notícia importante: “Em setembro foi assinado o termo de cessão de espaço entre a Prefeitura e diretoria do Ateneu. Esse termo dá ao Município 10 anos de uso do equipamento. Mas o cartório pediu que fosse incluído o termo Comodato na documentação. Foi feita uma alteração no documento, a diretoria do Ateneu assinou novamente e está tudo certo. Só está faltando registrar a escritura que é a parte final já que o Município não pode fazer nenhuma obra sem que a escritura fique pronta” explicou Andrey.
Mas uma boa notícia para os amantes do esporte foi dada pelo Secretário em relação ao Mocão. A área já está pronta para receber investimentos. A prefeitura devolveu aos cofres do TCU dívida que impedia novos recebimentos de convênios e por isso agora está liberada e desimpedida para começar a obra.
“Por não cumprir os prazos estipulados para a construção do Mocão, o Município teria que devolver ao TCE cerca de 2 milhões 442 mil, quase dois milhões meio de reais, corrigidos para habilitar o projeto de ser novamente ser retomada.. Isso não havia sido feito por administrações anteriores. Agora a prefeitura quitou este débito e está desimpedida para erguer o Mocão” explicou Andrey.
Para a realização da obra, o Secretário afirmou que existem 3 modelos de financiamentos: 10 milhões para um estádio com capacidade para 10 mil torcedores. 20 milhões para 20 mil e 30 milhões para 30 mil. “Com o apoio da iniciativa privada, o Prefeito Ruy Muniz quer viabilizar a melhor obra para o Estádio Municipal Antonio Lafetá Rebelo, o Mocão” finalizou Andrey.
O Secretário previu que até o mês de agosto de 2015 sejam entregues as obras do Estádio João Rebelo, já que a licitação para o gramado foi feita e deve sair em até 90 dias.
Sobre o Mocão ele disse que o Prefeito Ruy Muniz pretende começar as obras com recursos próprios e estender a participação privada o término do estádio.